Galáctico: Samsung Galaxy Note 7, tudo o que precisa saber


Por em

É justo dizer que poucos dispositivos foram tão esperados quanto o Samsung Galaxy Note 7, um dos dispositivos mais populares do ano, mesmo antes de ser lançado.

Mas a espera acabou e o Samsung Galaxy Note 7 está oficialmente lançado, para ser um dispositivo desejado e apreciado, mesmo por quem não o pode para já comprar.

Desde logo, a Samsung surpreende, com o lançamento de apenas uma versão, Dual Edge, não menos.

O hardware é praticamente sem compromissos, confirmado o Exynos 8890, octa core a 2,5GHz, com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno expansível.

A câmara principal, de 12MP, é idêntica à do Galaxy S7, que tem dado tanta satisfação, com a sua tecnologia de foco Dual Pixel, e capacidade de vídeo 4K. A câmara frontal, de 5MP, também é capaz de capturar vídeo UHD.

A bateria talvez seja algo curta para tanta cavalagem, com 3500mAh, mas é compatível com carregamento rápido via USB-C e carregamento wireless. A propósito, o Galaxy Note 7 é o primeiro Samsung com este novo padrão USB.

De facto, o Samsung Galaxy Note 7 introduz um conjunto de “primeiras vezes”, tanto para a Samsung, quanto para o Android, e ainda para a própria gama Note:

  • Primeiro smartphone Dual Edge

O Samsung Galaxy Note 7 é o primeiro smartphone no mundo com curvatura dupla no ecrã. Trata-se de um ecrã de 5.7 polegadas e resolução QHD. A tecnologia é Super AMOLED.

  • Primeiro smartphone Android Marshmallow com autenticação por íris

A autenticação por íris já fez a sua estreia em muitos dispositivos Windows, mas o Samsung Galaxy Note 7 é o primeiro smartphone Android Marshmallow com algo do género a bordo. A ZTE apresentou em 2015 um Axon com tecnologia semelhante (obrigado João).

A autenticação por leitura de íris oferece uma camada extra de segurança, já que a íris é mais difícil de replicar que a impressão digital. Para as informações particularmente sensíveis, significa ainda que mesmo que um hack consiga penetrar a defesa da impressão digital, depara-se depois com este reduto.

No quotidiano, o digitalizador da íris permitirá aos utilizadores criarem acessos restritos a apps, localizações e navegação Internet.

  • S Pen muito mais avançada

Um Note não é um Note sem uma stylus, e a nova S Pen supera mesmo a sua antecessora. A espessura atinge o mínimo de 0,7mm e a cor combina com a cor do dispositivo.

O novo interface Note UX também permite à S Pen encontrar novas formas de utilização, que esperamos vir a desenvolver muito em breve.

  • O Note 7 é à prova de água

A Samsung expandiu para a linha Note a protecção contra água e poeira do Galaxy S7. Isto é uma proeza, tendo em conta que temos ali uma S Pen a criar uma série de pontos de entrada de água ou detritos.

Portanto o Samsung Galaxy Note 7 terá certificação IP68 e o melhor é que a S Pen pode escrever debaixo de água. Não esperamos que muita gente arrisque o Note numa piscina mas sob a chuva e com o ecrã molhado, temos certeza que será uma possibilidade útil.

  • Primeiro smartphone com Gorilla Glass 5

O novo Gorilla Glass foi apresentado a semana passada com capacidades acrescidas de resistência contra quedas. Imediatamente se pensou que o Note 7 seria o primeiro dispositivo com o novo produto de topo da Corning, suspeita que agora se confirma.

O vidro da Corning encontra-se tanto no painel traseiro, quanto no ecrã frontal, introduzindo resistência a quedas até 1,6m, a um dispositivo já resistente.

O que tudo isto configura é um smartphone de elite. Se o Galaxy Note 7 tem as capacidades de trabalho e interface de que necessita, este poderá bem ser o melhor smartphone no mercado neste momento.

Aguardamos confirmação de preços para Portugal.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Serão estas as especificações do futuro LG V20?

Nova Samsung S Pen: todas as novas funcionalidades

Seguinte