Samsung vai implementar ‘FreeSync’ na sua linha de TVs QLED!


Por em

A tecnologia de sincronização de frames, FreeSync da AMD já está disponível há algum tempo. Mas se por acaso nunca ouviu falar dela, fique a saber que permite que a taxa de actualização do seu monitor sincronize com os FPS que está a ter em jogo! Reduzindo ou eliminando artefactos ou quebras de imagem.  – Uma explicação um pouco mais extensa em baixo.

Este tipo de tecnologia é quase um exclusivo para os PC Gamers, mas brevemente isso vai mudar. Porque depois da Microsoft ter implementado suporte ao FreeSync 2 à Xbox One S e Xbox One X, parece que vamos ter mais novidades.

Isto porque, mesmo com esse suporte, precisa da televisão certa para tirar partido desta tecnologia! É aqui que entra a gigante Sul Coreana Samsung!

Samsung FreeSync

A partir de hoje, a empresa começou a lançar uma actualização de software que irá permitir o uso da tecnologia ‘FreeSync’ em algumas das suas TV!


Sincronização de FPS adaptativa

Monitores Nvidia G-Sync AMD FreeSync
Exemplo de sincronização adaptativa

Mas afinal o que é?

Monitores tradicionais têm uma taxa de sincronização fixa, ou seja, actualizam a imagem que está a ser mostrada sempre no mesmo intervalo independentemente daquilo que o seu computador está a fazer.

  • Monitores de 60Hz, a imagem é actualizada 60 vezes por segundo.
  • Monitores de 144Hz, a imagem é actualizada 144 vezes por segundo.

Se quiser ler mais, clique aqui.


Mas há uma contrapartida! Se ligar o FreeSync, a resolução da TV ficará limitada a 1080p até a desligar e voltar a ligar outra vez. Além disto, a Samsung também avisa que por vezes poderão existir algumas problemas no brilho da televisão.

Os modelos da Samsung que estão prontos a receber esta actualização são:

  • Q6FN
  • Q7FN
  • Q8FN
  • Q9FN
  • NU8000

Se for donos de um destes modelos, poderá ligar o ‘FreeSync’ no submenu ‘Game Mode’ das definições da sua TV.

 

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Apple e Xiaomi dominam o mercado dos wearables

Mediapad M5 vai ser amigo da água e integrar câmara dupla

Seguinte