Samsung está pronta a lançar SSD super rápido amigo da carteira

As fabricantes do mundo da tecnologia deviam mesmo ter um curso em como dar nomes a novos produtos… É que numa decisão que muito provavelmente irá confundir alguns dos consumidores menos atentos, a Samsung decidiu lançar novo SSD M.2 NVMe denominado de Samsung 980.

Não existe já um SSD Samsung 980? Sim, mas tem ‘Pro’ no fim do nome! Por isso, fique atento às diferenças entre o modelo ‘Normal’ e o modelo ‘Pro’. Visto que com uma renovada aposta no mundo dos SSDs, de quase todas as grandes marcas, as coisas não vão ficar menos complexas nos próximos tempos. Vai precisar de ter muita atenção às especificações e preços dos modelos.



Samsung está pronta a lançar SSD super rápido amigo da carteira

Samsung 980

Portanto, ao contrário do 980 Pro que é um dos SSDs mais rápidos do mercado, o Samsung 980 é um SSD focado no desempenho-preço. Por isso, troca o standard PCIe 4.0 pelo velhinho mas ainda assim muito rápido PCIe 3.0. Além de tudo isto, perde também o controlador DRAM.

Os cortes no custo de produção parecem ficar por aqui, visto que a Samsung decidiu não utilizar memória QLC, preferindo a mais rápida TCL NAND 3D de 136-layers. Ou seja, a mesma exata memória que podemos encontrar no Samsung 980 Pro.

Entretanto, relativamente à performance realmente dita, o Samsung 980 oferece uma velocidade de leitura à volta dos 3500MB/s, com uma velocidade de escrita a tocar nos 3000MB/s. Vamos ter modelos de 250GB, 500GB e ainda 1 TB. (Performance 4K random access -> 500000 IOPS, random writes -> 480000 IOPS.)

Este SSD deverá chegar ao mercado de forma oficial no fim do mês (30 de Março). Ainda não temos conhecimento de preços para a nova gama de drives de armazenamento da gigante Sul Coreana.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo,

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

A Indústria Automóvel está a sofrer (muito) com a crise!

Como deve saber, a atual crise de produção de semicondutores afetou várias indústrias, como a dos smartphones, a de componentes para PCs, mundo dos...

Polémica na Netflix! Caso de violação abana a plataforma!

A Netflix é uma das maiores plataformas de Streaming do mercado, isto não é novidade para ninguém, e como tal, sempre que algo fora...

Atenção: Google Fotos vai começar a esconder as suas fotos!

Foi em Maio que ficámos a conhecer uma nova função na app de fotografias da Google que garante mais privacidade. No entanto, só ficou...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!