Quinta-feira, Julho 17, 2025

Samsung está de olho nas novas placas NVIDIA!

A Samsung está a fazer de tudo para recuperar terreno no mundo dos semicondutores. Um mercado extremamente lucrativo se souberes o que andas a fazer. Por isso, numa altura em que os 2nm parecem estar bastante mais bem encaminhados, parece estar a preparar um verdadeiro golpe de mestre. Ou seja, roubar à TSMC parte da produção das futuras GPUs da NVIDIA.

Aqui estamos a falar tanto de modelos para gaming e inteligência artificial. Tudo com o seu novo processo de fabrico de 2nm, que pode ser a chave para o tão desejado regresso à ribalta.

Samsung já não quer ganhar à TSMC. Quer é ganhar dinheiro

7nm, tsmc, chip, chips, 3nm, 2nm

Durante anos, a guerra foi sobre quem chegava primeiro ao próximo nó de fabrico. Mas a sul-coreana percebeu que essa corrida de egos não lhe estava a trazer dinheiro, só dores de cabeça. A solução? Parar de tentar ser a primeira e começar a ser a mais fiável.

Com isso em mente, a Samsung está agora focada em fazer o seu processo de 2nm funcionar como deve ser, com bom rendimento e estabilidade.

Por isso, e com melhores resultados em cima da mesa, a empresa já estará em conversações com a NVIDIA para produzir as próximas gerações de GPUs, tanto para IA como para consumidores. Uma jogada que pode mudar completamente o jogo, se correr bem.

Os 2nm da Samsung ainda não estão prontos, mas estão no caminho certo

Depois de várias falhas com os 3nm GAA, que ficaram muito aquém das expectativas em termos de rendimento, a Samsung parece ter aprendido. O novo processo de 2nm já atinge 40% de yield e deverá estar pronto para produção em massa até ao final de 2025.

Se conseguir cumprir essa meta, a Samsung pode mesmo posicionar-se como a alternativa mais viável à TSMC, cujas linhas de produção estão completamente lotadas (e caras) com encomendas para 2nm.

A relação com a NVIDIA já vem de trás

A Samsung já provou ser capaz de entregar chips à altura com o Tegra a 8nm da Switch 2, que correu bem o suficiente para ganhar a confiança da NVIDIA. Agora, com os novos 2nm, a fabricante quer subir de nível e garantir a produção das próximas placas gráficas, incluindo modelos de IA, onde a margem de lucro é ainda maior.

Para além disso, a Samsung também está a tentar garantir o fornecimento de memórias HBM3E e HBM4 para a NVIDIA, aproveitando a recente melhoria no seu segmento DRAM. Já conseguiu convencer a AMD a usar as suas HBM3E nos aceleradores MI355X, o que mostra que há confiança crescente no portefólio da marca.

A cartada final: SF2F+

A Samsung não se quer ficar pelos 2nm base. Já está a preparar o terceiro processo de 2nm (SF2F+), que deve trazer ainda mais desempenho e eficiência. A ideia é ter esta tecnologia pronta dentro de dois anos, o que pode ajudar a atrair ainda mais clientes de peso.

Conclusão: Ou vai ou racha?

Se a Samsung conseguir conquistar a NVIDIA, volta a ser protagonista num mercado dominado pela TSMC. Mas se falhar, pode ser difícil justificar os investimentos colossais feitos nos últimos anos.

Mas, para todos nós, era importante que a Samsung conseguisse uma boa vitória. Os chips estão demasiado caros, e como tal, seria muito bom ter alternativas de qualidade para meter a coisa a mexer.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também