Samsung está a preparar uma revolução com os chips de 3nm

Não é novidade para ninguém que a Samsung está a passar um mau bocado no mundo da produção de chips. Mas atenção, o mau bocado nada tem a ver com as receitas da empresa nesta indústria! Afinal de contas, a Samsung está a safar-se muito bem neste campo, sendo a grande rival da TSMC no mercado atual.

No entanto, em termos de evolução tecnológica, e de yields, é inegável que a rival TSMC está a dar o tradicional 15-0 à velha gigante Sul Coreana, o que claro está, nos últimos meses, resultou numa fuga da Qualcomm, e também numa fuga da NVIDIA, para as mais eficientes e poderosas linhas de 4nm da TSMC. Vale a pena salientar que a TSMC é significativamente mais cara que a Samsung, ainda assim, estas empresas decidiram fazer a troca, para garantir um produto final melhor, e em maior quantidade.

- Advertisement -

Pois bem, a Samsung não quer ser a número 2 para sempre, por isso, quer começar a dar a volta por cima! Pelos vistos, já com o seu novo processo de produção de 3nm, com chips GAA!

Samsung está a preparar uma revolução com os chips de 3nm! Um acréscimo de 45% na eficiência energética, e 23% na performance propriamente dita.

7nm, tsmc

Portanto, a Samsung já começou a produção em máximo dos seus novos chips GAA de 3nm, e pelos vistos, já tem uma segunda geração numa avançada fase de desenvolvimento.

Isto significa que a Samsung conseguiu uma espécie de vantagem face à TSMC, e que tenciona aproveitá-la ao máximo nos próximos meses. Afinal, já existem planos para aproveitar as novas linhas de produção, para dar vida a processadores mobile, mais concretamente, SoCs para smartphones.

Aliás, já existem rumores de que a Qualcomm pode voltar aos braços da Samsung, se esta provar que resolveu os problemas apresentados nos 5nm e 4nm, e claro, se a TSMC tiver problemas na sua implementação.

Dito tudo isto, a primeira geração de chips GAA 3nm deverá trazer um aumento de eficiência energética de quase 45%, com a performance por transístor a aumentar cerca de 23%. Números que deverão aumentar ainda mais com a chegada da segunda geração da tecnologia de produção! (performance +35% e eficiência +50%). A Samsung também afirma que estes novos chips conseguem ser 16% mais pequenos, relativamente ao processo de 5nm. (O atual processo de 4nm é apenas uma versão mais otimizada do processo de 5nm).

Quanto à taxa de defeitos atual, a Samsung aponta para apenas 10~20%! Um número muito mais interessante, face aos quase 40% do atual processo de 4nm.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.