Samsung domina os dobráveis! Com muita sorte à mistura

É absolutamente inegável que a Samsung é a força mais dominadora do mundo dos dobráveis, e por isso mesmo, é a fabricante com mais capacidade, ou potencial, para dominar uma futura nova página do mundo mobile. O que obviamente não se deve apenas a sorte! Afinal, enquanto muitas outras fabricantes apareceram, e acabaram por não ter grande sucesso, a Samsung manteve-se sempre no topo do mercado, sendo capaz de resistir a todos os altos e baixos ao longo dos anos.

No entanto, apesar de todo o trabalho e capacidade, a realidade é que a gigante Sul Coreana tem mesmo muita sorte. Afinal, começa a ser inegável que a Samsung não está a apostar aquilo que podia, e deveria, na inovação tecnológica. O que quero dizer com isto? Bem, vamos por partes!

Samsung domina os dobráveis! Com muita sorte…

A Samsung lançou agora este vídeo de marketing, a apontar para aquele que deve ser o seu dobrável de referência para 2023 e 2024, o Galaxy Z Flip5. Que claro está, como já deve ter percebido, tem como ponto-chave o facto de se conseguir fechar a 100%. Algo que… Não é novidade para ninguém! Todas as grandes rivais da Samsung já disponibilizam aparelhos com esta capacidade. No entanto, o marketing da gigante mobile já se está a focar nessa capacidade.

Bem, vamos olhar um pouco para o passado, para ser possível analisar o presente e o futuro!

Find N2 Flip vs Flip4

Portanto, caso não se lembre, a Samsung não esteve sozinha na corrida ao primeiro dobrável do mercado! A Huawei também estava a dar tudo o que tinha para ser a primeira.

Aliás, a pressão foi tanta, que a Samsung decidiu lançar um produto inacabado, o Galaxy Fold, alguns meses antes do tempo. Algo que não só correu mal para a marca, como acabou por atrasar a adoção deste tipo de aparelho em muito provavelmente mais de 5 anos.

Porém, logo após essa corrida, a Huawei desapareceu! Deixando a Samsung sozinha no mundo dos dobráveis durante cerca de 2 anos.

mate xs
O primeiro dobrável da Huawei contava com um design bastante diferente, e apelativo!

Entretanto, aos poucos, com uma subida da confiança por parte dos consumidores, relativamente ao design dobrável. Começámos a ver algumas fabricantes Chinesas a apostar no formato, como é o caso da Motorola (pertence à Lenovo), da Xiaomi, da Oppo, da Vivo, etc…

No entanto, mesmo com algumas apostas interessantes, estas fabricantes nunca lançaram um aparelho de forma massificada, a nível global.

Afinal, caso não saiba, nenhum dos aparelhos “Fold” destas fabricantes chegaram ao mercado Europeu. Aliás, apenas a Motorola e Oppo lançaram smartphones dobráveis ‘Flip’ no velho Continente, com a Motorola a optar por apenas uma mão cheia de mercados, enquanto a Oppo fez o seu primeiro grande lançamento no início do ano.

Altura em que demos as boas vindas ao Find N2 Flip.

Z Flip4, flip, samsung

Este smartphone é importante, porque corrigiu muitos dos “problemas” que os dobráveis da Samsung ainda apresentavam no início de 2023! Como era o facto de não se fecharem a 100%, ou de contarem com ecrãs extremamente reduzidos na parte da frente. Era inegável que a Oppo até estava a aproveitar o ano de 2023 para se colocar como a grande pedra no sapato da Samsung! Mas, mais uma vez, a Samsung teve sorte… A Oppo teve problemas com patentes, e desde aí que tem estado a cortar no investimento Europeu.

Pois bem, agora chegamos ao segundo grande lançamento da Samsung em 2023, na forma do Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5.

Dois aparelhos que trazem as mesmas exatas correções que as suas rivais já implementaram nos seus aparelhos, mas claro, com todo um outro perfume mais à “moda da Samsung”. É um lançamento com atraso! Se a Samsung é a força dominadora do mercado, devia ser esta fabricante a marcar o ritmo! Mas, aparentemente, não precisa. Acha que a Samsung não podia lançar este Flip 5 no ano passado? Claro que sim. Não foi uma questão de incapacidade. Foi sim uma questão de falta de necessidade.

Dito tudo isto, o Z Flip5 parece incrível? Sem dúvida que sim! Mas é diferente do mais recente RAZR da Motorola ou N2 Flip da Oppo? Nem por isso.

O Z Fold 5 também parece fantástico, mas é diferente face ao Mate X3 da Huawei, ou outros produtos similares? Também acho que não, especialmente porque a Samsung ainda não consegue, ou ainda não quis, implementar a S-Pen dentro do seu dobrável de referência.

A Samsung vai lançar estes dois aparelhos de forma massificada, vai aumentar os preços, e vai voltar a ser a bandeira do mundo dos dobráveis. O que levanta uma questão… Porquê? Qual é a razão para não existirem mais aparelhos dobráveis, de outras fabricantes, no mercado? A Samsung está a ter muita sorte, ou está a ir tudo de acordo com o plano?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.