Samsung desenvolveu chips de memória com processamento IA

A gigante Sul Coreana Samsung, uma das fabricantes líderes de mercado no campo da produção de chips de memória, anunciou hoje que está pronta a lançar o primeiro chip HBM (High Bandwidth Memory) com poder de processamento potenciado por IA, a memória HBM-PIM.

Mas o que significa isto?



Samsung desenvolveu os primeiros chips de memória com processamento IA

chips memória IA

Portanto, o novo chip Samsung HBM-PIM traz grandes capacidades de processamento IA para a indústria da memória. O que claro está, deverá ter um forte impacto nos centros de dados, computação de alta performance (HPC), e claro, também em aplicações mobile.

Estamos assim a falar de uma estratégia muito diferente da atual baseada na arquitetura von Neumann. Que basicamente consiste no uso separado de unidades de processamento e de memória para o processamento de dados. É uma arquitetura que assenta no envio de informação de um lado para o outro, o que claro está, também resulta em vários ‘bottlenecks‘ nos sistemas em questão, especialmente nesta altura do campeonato em que a quantidade de dados não para de aumentar.

Em vez disso, a nova memória HBM-PIM traz poder de processamento diretamente para o sítio onde os dados estão armazenados! Com um motor IA em cada banco de memória. Desta maneira, é possível minimizar a troca de dados. Quanto a resultados, segundo a Samsung, utilizando a atual tecnologia HBM2 Aquabolt, o novo design foi capaz de duplicar a performance do sistema de testes, ao mesmo tempo que o consumo de energia foi reduzido em 70%.

Por fim, curiosamente, o HBM-PIM não obriga a mudanças de hardware ou de software, sendo muito fácil de implementar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub