Samsung deixou cair a bola! S26 é o pior topo de gama de 2026?

Isto é estranho, mas quanto mais se sabe sobre o novo Galaxy S26, mais claro fica que a Samsung perdeu completamente o fio à meada no mercado, especialmente quando se fala dos modelos base.

De facto, nem precisamos de esperar que 2026 acabe. O filme já está todo à frente dos nossos olhos.

Samsung deixou cair a bola! S26 é o pior topo de gama de 2026?

Portanto, durante algum tempo, ainda houve esperança.

Até se falou de uma reorganização da gama, com um Galaxy S26 Pro, um Edge e o Ultra a comandar as hostes. Algo que podia finalmente mexer na fórmula gasta do S, S Plus e S Ultra. Mas não…

O Pro morreu antes de nascer, o Edge também parece ter sido arrumado para sempre, e claro, a Samsung voltou ao conforto do costume. Ou seja, mais um S, mais um S Plus, mais um Ultra.

Igual ao ano passado. A mesma estratégia que anda a ganhar cabelos brancos.

Um Ultra que ainda vale a pena, mas… Dois modelos esquecidos não é aceitável.

s26, ultra, samsung

O problema não é o Galaxy S26 Ultra. Esse, como sempre, vai receber atenção, melhorias visíveis e novidades suficientes para justificar existir. Talvez não vá ser o pico da inovação tecnológica, mas vai continuar a ser a bandeira do ecossistema Android em 2026.

O verdadeiro desastre são o Galaxy S26 e o S26 Plus.

Isto porque, tudo o que se sabe até agora aponta para dois smartphones reciclados quase na totalidade face ao S25. Mesma filosofia, mesmas câmaras, mesmo design geral, mesmas decisões conservadoras.

Câmaras paradas no tempo?

As câmaras tornaram-se o símbolo máximo desta estagnação. O smartphone que devia ser dos melhores neste campo, já é comparado ao Galaxy S22 de 2022. Estamos a falar de 4 anos de distância. É muito.

Isto num mercado onde a concorrência mexe, arrisca e melhora todos os anos.

Falava-se em atualizações relevantes para 2026. Sensores novos, melhorias reais. Tudo caiu por terra. Cortes de custos, dizem. O resultado é simples. O modelo base da linha Galaxy S continua a ser tratado como o primo que ninguém gosta na consoada de Natal.

Especificações que não entusiasmam ninguém

Olhar para a folha de especificações do Galaxy S26 e compará-la com a do S25 é um exercício deprimente. Um ecrã ligeiramente maior, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 que já mostrou ter problemas de aquecimento, uma bateria um pouco maior mas longe do que rivais chineses estão a oferecer, e 256GB de armazenamento como base.

Talvez o carregamento sem fios suba de 15W para 20W. Talvez.

Será que faz sentido lançar smartphones todos os anos se é para ser assim?

O Galaxy S26 não vai ser um mau smartphone. Quem vem de um modelo com três ou quatro anos vai notar melhorias. Mas isso não chega. Fica até a ideia de que a Samsung podia passar o ano de 2026 sem lançar novos smartphones.

A Samsung acomodou-se, e isso paga-se caro!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também