Samsung: chipsets para smartphones e portáteis a caminho!

Como referi ontem num artigo de opinião a Samsung está realmente a dar tudo no campo dos smartphones. Isso é bem visível nos equipamentos que têm chegado ao mercado mas também nos processadores. Depois do sucesso com o novo chipset Exynos, a gigante coreana vai lançar três novas apostas este ano. Assim teremos a linha de processadores gama média Exynos 800, os Exynos 1200 de alto-desempenho e o topo de gama Exynos 2200. Vamos então olhar para os chipsets da Samsung destinados a smartphones e computadores portáteis.

Samsung: chipsets para smartphones e portáteis a caminho!

Os últimos dois são os que mais se destacam. Tudo porque as gráficas se baseiam na arquitetura RDNA da AMD. Entretanto sabemos também que a Samsung está a trabalhar em versões diferentes do Exynos 2200 que vai chegar a smartphones Android e portáteis. As duas variantes têm uma arquitetura semelhante, mas estão otimizados para tipos diferentes de dispositivos.

Já há algum tempo que se dizia que a Samsung estava a trabalhar com a AMD na criação de uma gráfica personalizada. Junho é o mês de apresentação. No entanto, os dispositivos com este sistema só chegam no próximo ano.

A versão Exynos 2200 para dispositivos móveis foi desenvolvida para portáteis que correm o sistema operativo Windows 10.

Entretanto ontem foi revelado que o Exynos 2200 tem o dobro da rapidez do Apple A14 em termos de performance gráfica e é quase 2.5 vezes mais rápido que o Exynos 2100.

A Samsung tem estado a fazer um caminho bastante interessante ao nível dos smartphones. Isto não é propriamente uma novidade. Os últimos anos foram destinados a otimizar a produção. Também a resolver algumas questões ao nível dos updates e até o maior calcanhar de Aquiles foi ultrapassado. Falo em concreto da discrepância que havia entre os processadores Snapdragon e os Exynos. Isto está bem patente no Galaxy S21. Ora com tudo a correr sobre rodas a gigante coreana pode dar-se a alguns luxos. Um deles é disponibilizar equipamentos gama média a um preço atrativo e que na realidade chegam com características de topo. Isto pode transformar a Samsung na maior ameaça para os smartphones chineses. Pode ler mais sobre isto aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!