Samsung: chipsets para smartphones e portáteis a caminho!

Como referi ontem num artigo de opinião a Samsung está realmente a dar tudo no campo dos smartphones. Isso é bem visível nos equipamentos que têm chegado ao mercado mas também nos processadores. Depois do sucesso com o novo chipset Exynos, a gigante coreana vai lançar três novas apostas este ano. Assim teremos a linha de processadores gama média Exynos 800, os Exynos 1200 de alto-desempenho e o topo de gama Exynos 2200. Vamos então olhar para os chipsets da Samsung destinados a smartphones e computadores portáteis.

Samsung: chipsets para smartphones e portáteis a caminho!

Samsung chipsets

Os últimos dois são os que mais se destacam. Tudo porque as gráficas se baseiam na arquitetura RDNA da AMD. Entretanto sabemos também que a Samsung está a trabalhar em versões diferentes do Exynos 2200 que vai chegar a smartphones Android e portáteis. As duas variantes têm uma arquitetura semelhante, mas estão otimizados para tipos diferentes de dispositivos.

Já há algum tempo que se dizia que a Samsung estava a trabalhar com a AMD na criação de uma gráfica personalizada. Junho é o mês de apresentação. No entanto, os dispositivos com este sistema só chegam no próximo ano.

Samsung chipsets

A versão Exynos 2200 para dispositivos móveis foi desenvolvida para portáteis que correm o sistema operativo Windows 10.

Entretanto ontem foi revelado que o Exynos 2200 tem o dobro da rapidez do Apple A14 em termos de performance gráfica e é quase 2.5 vezes mais rápido que o Exynos 2100.

A Samsung tem estado a fazer um caminho bastante interessante ao nível dos smartphones. Isto não é propriamente uma novidade. Os últimos anos foram destinados a otimizar a produção. Também a resolver algumas questões ao nível dos updates e até o maior calcanhar de Aquiles foi ultrapassado. Falo em concreto da discrepância que havia entre os processadores Snapdragon e os Exynos. Isto está bem patente no Galaxy S21. Ora com tudo a correr sobre rodas a gigante coreana pode dar-se a alguns luxos. Um deles é disponibilizar equipamentos gama média a um preço atrativo e que na realidade chegam com características de topo. Isto pode transformar a Samsung na maior ameaça para os smartphones chineses. Pode ler mais sobre isto aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também