Samsung vai resolver problema da câmara escondida com IA

Como já disse várias vezes uma das tendências deste e do próximo ano será a câmara para selfies escondida no ecrã. É sem dúvida uma excelente alternativa, para não dizer a melhor, à monocelha. No entanto, como revelou o ZTE Axon 20 5G, esta tecnologia ainda não está suficientemente madura. A Samsung quer resolver o problema da câmara escondida com IA.

Samsung vai resolver problema da câmara escondida com IA

Este sistema de câmara escondida no ecrã é um dos mais recentes na indústria de smartphones. Na verdade, esta tecnologia não está totalmente pronta e ainda existem alguns obstáculos para ultrapassar. O primeiro dispositivo comercial com esta tecnologia é o ZTE Axon 20 5G. No entanto, existem inúmeras questões relacionadas com o desempenho da câmara. De facto, as fotos capturadas com a câmara frontal do Axonn 20 5G deixam muito a desejar. Ora a Samsung também tem vindo a trabalhar nessa tecnologia.

Samsung câmara IA

De acordo com a Samsung, ainda é cedo para se integrar esta tecnologia nos smartphones. No entanto, os utilizadores podem já não ter muita vontade de esperar e querem esta inovação em breve. Assim a gigante coreana pode apresentar já este sistema numa conferência que decorre entre 18 e 28 de janeiro de 2021.

Nela, a Samsung vai disponibilizar dois documentos relacionados com o desenvolvimento de câmaras escondidas no ecrã. O que se sabe é que a Samsung vai contar com a ajuda da inteligência artificial para resolver este problema.

De facto é preciso algo para que este sistema funcione bem. É que como referi no início o ZTE não se portou muito bem.

As imagens tiradas de perto revelam que a área sobre a câmera tem menos densidade de pixéis do que o ecrã à volta. Quanto totalmente iluminada, é possível ver os espaços que permitem a passagem da luz. As animações que passam nesta área parecem um pouco instáveis. Assim isto deve-se ao aliasing e à resolução mais baixa nesta zona.

Samsung câmara IA

Entretanto também conseguimos observar algumas amostras de imagem e a qualidade é prejudicada devido ao sistema de câmara. Luzes brilhantes revelam um halo pronunciado e há uma qualidade difusa em tudo.

Pode ver este comparativo aqui.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também