Esquece o Powerbank: Samsung testa bateria monstro de 20000mAh

Enquanto marcas como a OnePlus e a Honor andam a brincar com baterias de silício-carbono para ganhar uns miliamperes extra (e bem!), a Samsung parece ter ficado parada no tempo. Se olharmos para os rumores dos próximos Galaxy S25 Ultra e do misterioso S25 Edge, tudo indica que a gigante sul-coreana vai manter-se conservadora, apostando nas velhas células de iões de lítio. Mas, se achas que eles estão a dormir, desengana-te. Nos bastidores, a Samsung está a “cozinhar” algo muito maior do que qualquer um de nós esperava. Trata-se de uma bateria de Samsung de 20000mAh.

O segredo está nos laboratórios

Segundo um relatório recente do AndroidHeadlines, a Samsung SDI (o braço da empresa que fabrica baterias) está a desenvolver um protótipo com uma capacidade absurda de 20.000mAh. Sim, leste bem. Estamos a falar da capacidade de um powerbank grande, mas “dentro” de um dispositivo.

app a sugar bateria

A tecnologia baseia-se numa estrutura de dupla camada (dual-stack) de silício-carbono. A ideia é empilhar duas baterias uma em cima da outra para maximizar a densidade energética.

O teste atual da Samsung combina:

  • Uma célula principal de 12.000mAh.
  • Uma célula secundária de 8.000mAh.
  • Total: 20.000mAh de pura energia.

Há um “mas” (e é um grande problema)

Antes que comeces a imaginar um Galaxy S27 que dura uma semana, há más notícias. Esta tecnologia ainda tem um longo caminho pela frente devido a problemas de durabilidade.

Nos testes de longevidade, após cerca de 960 ciclos de carga (mais ou menos dois anos e meio de uso diário), a célula mais pequena de 8.000mAh sofreu um inchaço preocupante, passando de 4mm para 7.2mm de espessura. Basicamente, a bateria quase duplicou de tamanho, o que num smartphone selado seria catastrófico (lembras-te do Note 7?).

O sonho das 27 horas de ecrã

Apesar do problema do inchaço, o potencial está lá. Durante os testes, este “monstro” conseguiu oferecer 27 horas de ecrã ligado (SOT) com uma única carga.

como fazer a bateria do seu portátil durar muito mais

Se a Samsung conseguir resolver a questão da expansão física das células, não só veremos esta tecnologia nos seus próprios dispositivos, como também poderá alimentar smartphones de outras marcas que compram baterias à Samsung SDI.

Por agora, teremos de nos contentar com baterias normais e carregadores portáteis. Mas diz-nos: aceitarias um telemóvel um pouco mais grosso se isso significasse ter 27 horas de ecrã ligado?

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também