S10+ vs P30 Pro

(Especial) Samsung e Apple em dificuldades? O que é que se passa? – O iPhone está a morrer… Os Samsung Galaxy estão a morrer… E os smartphones da LG estão mais que enterrados! Em suma, o mercado de smartphones está a ter muita dificuldade na inovação dos aparelhos. O que ao fim ao cabo… é normal!

A inovação nem sempre é fácil de alcançar. Aliás, quando é que foi a última vez que vimos verdadeira inovação no mercado automóvel? É verdade que tivemos a chegada dos carros híbridos e elétricos… Mas na verdade, continuam a ser veículos com quatro rodas e um volante.

Os consumidores exigem mudanças drásticas e crescimento no mercado de smartphones!

No entanto, não querem lidar com os problemas normais que aparecem quando as marcas tentam ir um pouco mais além. (O Galaxy Note 7 e Galaxy Fold são excelentes exemplos disto mesmo.)

Em boa verdade, os consumidores não têm misericórdia, nem paciência! Nós queremos inovação 2x por ano, o que vai de encontro ao calendário de lançamento da grande maioria das fabricantes, apesar da Apple apenas ter um lançamento por ano.



smartphones

O maior desafio da Apple, Samsung e Huawei… É o facto de não poderem tirar o pé do acelerador!

Estas grandes fabricantes têm de ir ao encontro do desejo dos consumidores, cada vez que lançam um novo aparelho. Aliás, tivemos o exemplo do ano passado da Samsung, que ao re-utilizar o design do Galaxy S8 no Galaxy S9 e o design do Galaxy Note 8 no Note 9… As coisas acabaram por correr mal, com os consumidores a fugirem para as marcas Asiáticas, que inegavelmente apresentam mais inovação, a preços mais baixos.

Dito tudo isto, o iPhone também está a morrer! Então… Como é que a Apple decidiu responder?

iPhone XI

Fácil, focando-se nos serviços! Ou seja, a Apple percebeu que não pode competir contra ela própria. Visto que os seus habituais consumidores não sentem a necessidade de trocar de aparelho todos os anos, nem de 2 em 2 anos. Aliás… Por vezes nem de 3 em 3 anos.

Por isso, nada melhor que rentabilizar os consumidores já existentes, puxando-os cada vez mais para as garras do ecossistema Apple. Este é o grande trunfo da empresa, e esta tenciona começar a puxar ainda mais por ele.

É algo que a Samsung e Huawei vão tentar replicar a todo o custo nos próximos tempos. Apesar de terem de lidar com um grande obstáculo… O facto de não terem um sistema operativo próprio. (Algo que poderá mudar num futuro próximo, no caso da Huawei.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.