Sailfish OS: O sistema operativo para smartphones que nasceu do Meego


Por em

Num mercado que privilegia o Android e o IOS continuam a existir alguns sistemas operativos “Indie” que nos trazem algo de novo.

Lembram nos que nem tudo tem a haver com monopólios e marketing, mas que boas ideias têm sempre espaço, no mercado cada vez mais competitivo como o dos sistemas operativos para smartphones.

O Sailfish OS é um sistema operativo para smartphones baseado em Linux que nasce diretamente da evolução do Linux Meego desenvolvido pela Nokia e a Intel.

Alguns ex funcionários da NOKIA decidiram recupera lo para o seu Hardware (Jolla) e agora está a ser adaptado pela comunidade para outros equipamentos.

Então quais as grandes vantagens?

  1. Compatibilidade com aplicações Android. (Temos acesso a todas as apps que usávamos anteriormente.).
  2. Verdadeiro multitasking, é o único OS que permite lidar realmente com varias apps abertas simultaneamente sem ter de estar a alternar entre elas ou mesmo a abrir e a fechar as mesmas continuamente.
  3. Maior facilidade de acesso a funções essenciais através de um simples swipe no ecrã.
  4. Privacidade e Segurança.

Provavelmente muito em breve este será o OS favorito da comunidade de desenvolvimento, atendendo que num equipamento de “specs” comuns proporciona um fantástico desempenho.

Iremos acompanhar os desenvolvimentos deste OS para vos mantermos informados, entretanto vejam o que pode fazer.

Mais informações podem ser encontradas em https://sailfishos.org/

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

MEO reforça canais exclusivos com NBA TV

Samsung apresenta hoje os novos smartphones da serie A

Seguinte