Inicio outros Saiba tudo sobre os RCS, o serviço que substituirá as SMS 

Saiba tudo sobre os RCS, o serviço que substituirá as SMS 

As SMS foram durante anos um dos modos primários de comunicação entre utilizadores de dispositivos móveis, mas o advento das aplicações para chat começaram a destronar o protocolo de modo acelerado. 

As principais lacunas das SMS prendem-se com a possibilidade de enviarem apenas texto e estarem limitadas em caracteres. A tentativa de evoluir as suas capacidades com o protocolo MMS falhou redondamente: não só os MMS estão limitados a imagens de baixa resolução, como as operadoras sempre se fizeram pagar bem por cada um enviado. 

A Americana Sprint, em parceria com a Google, fez agora história ao inaugurar um formato amplamente mais capaz, o RCS. 

  • Quem está por trás dos RCS

Algo mudou com aplicações como a WhatsApp, que fez as operadoras perderem grandes fontes de rendimento e recolha de dados, quando as SMS começaram a perder popularidade e serviços de terceiros começaram a ocupar os espaços de comunicação dos utilizadores. As SMS estavam inegavelmente obsoletas e os consumidores desejavam um meio para trocar conteúdos audiovisuais, mas também simples mensagens de texto de modo instantâneo. 

As operadoras moveram-se então em direcção a uma solução, com a aliança GSMA no centro do impulso. 

A Google, no entanto, será o grande nome por trás do desenvolvimento dos RCS. Em Fevereiro anunciou a aquisição da Jibe, especializada nesta tecnologia. 

A parceria com diversas operadoras foi anunciada no início de Novembro e engloba cerca de sessenta parceiros, com tendência para o crescimento. 

  • RCS, o que são e o que podem fazer por nós 

A sigla RCS significa Rich Communication Services. O conceito base é permitir comunicações ricas, multimédia, entre utilizadores móveis mas com duas grandes novidades: não será necessária a ligação à Internet, nem uma app específica para o serviço. 

De facto, os RCS funcionarão a partir da app base de troca de mensagens do terminal, tal como as SMS. No entanto, as suas capacidades serão muito ampliadas: as RCS permitirão transmitir imagens de alta resolução, vídeos, áudio ou ter conversas em grupo, e mensagens instantâneas com recibo de leitura.

Portanto poderemos fazer com os RCS tudo o que fazemos via WhatsApp, excepto que sem necessitarmos de apps extras, ou registo num serviço. 

A app de mensagens do smartphone será capaz de enviar e receber todos estes conteúdos, sem necessitarmos sequer de possuir as mesmas apps em diferentes dispositivos, desde que sejam compatíveis com o protocolo. 

No entanto, graças à enorme fragmentação do Android, é de esperar que inúmeros utilizadores não possam usufruir dos RCS de imediato. A plataforma pensa nestes casos e converte qualquer RCS em SMS corrente. 

  • Quando estarão disponíveis os RCS

Os RCS deverão começar a substituir as SMS em 2017, mas isto dependerá da implementação que cada operador fizer da nova tecnologia. 

A Sprint Americana é a primeira a fazê-lo, mas a app compatível é a versão mais recente do Google Messenger. 

Para o protocolo RCS estar disponível para todos os utilizadores, competirá aos fabricantes e operadoras a inclusão de apps compatíveis nas interfaces dos diversos dispositivos. As operadoras poderão igualmente implementar a tecnologia nas suas redes, permitindo a utilização de apps compatíveis, embora esse não seja o espírito da iniciativa que visa a disponibilidade dos RCS sem apps extra do lado do utilizador. 

Aquilo que ainda não se sabe é como serão os custos. Previsivelmente as operadoras tentarão tirar proveito económico da tecnologia, mas com a elevada concorrência das aplicações de chat, o seu espaço de manobra não será extenso.  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Leak: Galaxy S21 chega com a nova interface One UI 3.1

Depois de este ano ter apresentado os principais topos de gama, a Samsung já está a trabalhar na nova geração da gama S. Neste...

Play Store: apps para crianças banidas por violações! Remova já

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram...

Hyundai Kona N 2021: um SUV não pode ser divertido?

Atualmente os entusiastas no mundo automóvel estão a optar por pequenos e grandes SUV. Algo que contraria a grande procura anterior pelos famosos e...

Redmi K30S: especificações e preço de um super-equipamento!

A Xiaomi vai apresentar um novo equipamento da gama K30 na China. O evento terá lugar amanhã. Dito isto, o novo dispositivo vai chamar-se...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...