Sabia que o Facebook segue a sua localização? Mesmo que não permita

Sabe o porquê do Facebook precisar de saber a nossa localização 100% do tempo? Pois bem… A resposta é muito simples, para enviar anúncios publicitários relevantes aos gostos e localização das pessoas.

Dito isto, a empresa prefere que os utilizadores dêem a permissão para a utilização dos serviços de localização do smartphone de forma voluntária. Contudo, se tal não for permitido, o Facebook tem outras maneiras de saber onde é que o pessoal anda.

Sabia que o Facebook segue a sua localização… Mesmo que não o permita?

utilizadores do Facebook

Portanto, não é grande novidade que as grandes empresas como a Google ou o Facebook, fazem tudo por tudo para saber as informações dos utilizadores. Nomeadamente a sua localização. É algo estritamente necessário para o seu modelo de negócios, mas também para a utilidade dos seus serviços.

Ainda assim, acaba por ser muito curioso, ver as desculpas do Facebook para explicar o porquê de monitorizar a localização dos seus utilizadores mesmo que estes não o permitam. Algo que tende a mudar de mês para mês ou de semana para semana, dependendo do número de audiências que os responsáveis da empresa têm de marcar presença.



Pois bem, a rede social acabou de confirmar nos últimos dias, que continua a monitorizar a localização dos utilizadores. Nomeadamente, onde é que vão, como é que vão, e a que horas é que vão para certos locais. Mesmo que não exista permissão para aceder aos serviços de localização do smartphone.

Em suma, o Facebook irá olhar para a informação presente na sua conta, mas também na conta dos seus amigos para perceber o que andou a fazer. Ou seja, mesmo que tenha os serviços de localização desativados… Se por acaso for identificado numa foto, o Facebook vai pegar nessa informação para registar o que aconteceu. O mesmo pode ser dito para check-ins em restaurantes, interesses em eventos, compras no Marketplace, etc…

Além disto, o Facebook também irá monitorizar o seu endereço IP!

Que apesar de não ser a maneira mais adequada de monitorizar alguém, continua a oferecer vários dados que poderão ser usados para anúncios publicitários entre outras coisas.

Se por acaso ficou assustado com toda esta informação (eu fiquei!), existem algumas coisas que pode fazer para sair do domínio Facebook. Como por exemplo, a utilização de uma VPN, ou então, deixar de meter tudo na rede social, e proibir que os seus amigos o identifiquem no que quer que seja.


Sabia que o Facebook segue a sua localização? Mesmo que não permita – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário