Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Sabia que a Portuguesa DECO meteu a Apple em Tribunal?

por Nuno Miguel Oliveira
3 de Março, 2021
em Sem categoria
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
0
iPhone SE 2020
Adicionar como fonte preferida na Google

Pois bem, a Deco Proteste avançou para os tribunais Portugueses, numa ação judicial contra a gigante Norte Americana Apple. Em causa estão as práticas ‘alegadamente’ enganosas impostas aos utilizadores dos iPhones 6 e 6s, que segundo a Deco, foram alvos de jogadas ‘sujas’ por parte da fabricante, para perderem a sua utilidade mais cedo do que o devido.

Ou seja, a Deco está a acusar a Apple de ‘obsolescência planeada’ nos iPhones originalmente lançados em 2014 e 2015.


  • Mudar de Televisão: Quando é que o deve fazer? E porquê?

Sabia que a Portuguesa DECO meteu a Apple em Tribunal?

iPhone SE 2020

Segue a Leak na Pesquisa Google Aparece no teu Discover automaticamente
Adicionar →

Portanto, antes de mais nada, é preciso perceber o que é a Deco Proteste! Ora lei:

Criada em 1974, a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – é uma associação independente e sem fins lucrativos, que trabalha lado a lado com os consumidores portugueses pela qualidade, transparência e justiça. Representando-os e exigindo a reposição dos seus direitos sempre que necessário.

Assim, desde a sua primeira edição, em 1978, que os testes independentes estão na base da atividade da DECO PROTESTE. Sempre com o objetivo de informar as decisões de compra dos portugueses. É uma associação que deseja garantir a todos os consumidores o acesso à informação para uma melhor escolha, à qualidade dos bens e justiça.

Tirado isto do caminho, vamos ao que realmente interessa. O que está afinal a acontecer? (Link aqui)

Pois bem, a Deco Proteste avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos e, assim, ter lesado 115 mil portugueses.

Se por acaso já não se lembra do assunto, estamos a falar de uma atualização ao iOS, que muito resumidamente baixou as frequências dos processadores destes smartphones, de forma a manter a bateria ‘usável’. Tudo isto sem avisar os utilizadores. 

Entretanto, como a Deco não teve qualquer resposta por parte da Apple às suas questões, a associação pretende agora exigir uma compensação aos consumidores que compraram os aparelhos em causa! Entendendo que o “critério considerado adequado para apurar o valor de compensação é o custo pela reparação da bateria e 10% do valor de compra do equipamento, ou seja, em média, um valor aproximado de 60 euros”.

A Deco pode ter algum sucesso nesta missão, visto que numa queixa bastante similar na Justiça Italiana, o Tribunal Administrativo de Roma condenou a Apple a pagar uma coima de 10 milhões de euros. Contudo, nos Estados Unidos, a Apple foi capaz de evitar uma ação nos tribunais com um acordo de 113 milhões de dólares.

O que vai sair daqui? Ainda não sabemos. Mas a verdadeira questão é mais… Se a Deco ganhar, para onde vão os 60€ por unidade comercializada em Portugal?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Newsletter Leak Grátis, semanal, sem spam
Subscrever →
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

intel vai ser vendida!? samsung e apple na fila!

NVIDIA e Intel? Casamento do ano no mundo dos PCs?

por Nuno Miguel Oliveira
2 horas atrás

Casamento do ano no mundo dos PCs? Intel quer processadores com gráficas integradas da Nvidia a partir de 2028. Isto seria mesmo muito interessante, mas também significaria que...

iPhone, Apple

iPhone 17 vendeu seis vezes mais que o Xiaomi 17

por Nuno Miguel Oliveira
3 horas atrás

Todos nós gostamos de tecnologia, e por isso mesmo, de saber que novidades estão a caminho no ecossistema Android, que é onde a tecnologia de ponta aparece primeiro....

DS N4: Belo carro. Um híbrido plug-in como há poucos!

por Nuno Miguel Oliveira
4 horas atrás

Na minha opinião, que como sempre vale o que vale, as motorizações híbridas plug-in são de facto capazes de juntar o melhor do lado elétrico com o melhor...

Ataque à DIGI, DIGI lançou uma bomba no mercado das telecomunicações em Portugal

A rede móvel da DIGI tem segredos que precisas de conhecer!

por Nuno Miguel Oliveira
5 horas atrás

A chegada da DIGI ao mercado nacional já aconteceu há algum tempo, mas continua a dar muito que falar. Até porque existem pequenos detalhes técnicos na rede móvel...

Deixar comentário
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida na Google Seguir a Leak na Google
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados