Muitos portugueses procuram saber a quem pertence um número de telemóvel com muita frequência. Afinal de contas hoje em dia somos bombardeados com tantas chamadas que por vezes até já temos receio de atender. Assim o que acontece é que se deixa tocar e só depois se vai à procura. Para dar uma ajuda vamos ajudá-lo a saber a quem pertence um numero de telefone.
Quer saber a quem pertence um número de telemóvel? Veja
Existem vários serviços online que permitem descobrir a quem pertence um determinado número. Aquele que mais gosto é sem dúvida o Sync.me. É uma plataforma que pode ser instalada em qualquer smartphone e que ajuda a identificar os números que lhe estão a ligar. Mas também pode fazer a pesquisa no site sync.me. Para isso tem de introduzir o número e carregar na lupa verde para iniciar a pesquisa.
No entanto depois para saber a quem pertence o número terá de fazer login com uma conta do Outlook ou o da Google. Ainda assim tenha uma coisa em atenção. Se tiver contatos nessas contas eles serão sincronizados com a plataforma Sync.me. É uma espécie de uma troca. Dá os contatos e fica a saber a quem pertence o número que lhe está a ligar.
A partir desse momento já não terá dificuldades em saber a quem pertence qualquer número, seja ele particular ou de uma empresa.
Não quer dar dados para saber que número de telefone é este? Existem outros serviços disponíveis
Várias pessoas não querem estar a fornecer quaisquer tipo de dados e para isso podem recorrer a plataformas alternativas. No entanto têm uma diferença. Não vão revelar dados sobre o nome de particulares mas sim sobre aqueles números utilizados em esquemas maliciosos ou de telemarketing.
Assim existem, pelo menos, três bons sites onde consegue encontrar essas informações.
Para além destas páginas uma simples pesquisa na Google colocando o número entre “”, por exemplo, “911111111” pode ajudar.
E quando se trata de um número privado?
Quando aparece uma chamada de um número privado, nunca se sabe se a pessoa do outro lado é um operador de telemarketing ou se é uma chamada automática, um colega de trabalho ou um amigo ou familiar que está a ligar de um local invulgar.
O que significa número desconhecido?
Na prática revela que que o smartphone não faz ideia de quem está a ligar. Claro que esta falta de conhecimento estende-se, provavelmente, para além do seu telefone, ao seu fornecedor de telecomunicações, quer se trate de uma operadora móvel ou de uma empresa tradicional de rede fixa. Resumindo, o seu telefone não recebe informações sobre o autor da chamada porque estas não estão disponíveis.
Infelizmente, podem existir várias razões para este facto. Pode tratar-se simplesmente de um erro de rede ou de uma falha algures no caminho. Por vezes, as informações de identificação do autor da chamada perdem-se em trânsito, tal como uma etiqueta de remetente pode cair de um envelope no correio.
Consegue descobrir quem é o autor de uma chamada desconhecida?
Isto é algo que poucas pessoas sabem mas a verdade é que já é possível descobrir quem está a ligar de número privado. Sobretudo caso as chamadas sejam incomodativas na vida privada.
Que tipo de chamadas estão abrangidas?
Como refere a própria CNPD, quando recebe chamadas telefónicas de números privados, não identificados, que são incomodativas devido ao seu carácter repetitivo, ameaçador, calunioso ou fora de horas, desconhecendo quem faz essas chamadas, tem um mecanismo legal ao seu dispor que pode usar para resolver a situação.
O assinante ou utilizador do telefone pode solicitar a anulação da confidencialidade da linha chamadora, por um período de 30 dias, quando essas chamadas sejam perturbadoras da paz familiar ou da intimidade da vida privada (conforme artigo 10.º, n.º 1, da Lei 41/2004).
O pedido deve-se fazer, nos termos da lei, junto da sua operadora telefónica, por escrito e devidamente fundamentado. Após receção do seu pedido, a operadora solicita o parecer da CNPD. Dá-se no prazo aproximado de 15 dias.
Entretanto se a situação ainda assim não ficar resolvida, poderá apresentar queixa-crime junto de autoridade policial ou do Ministério Público.
Quanto tempo este serviço fica ativo?
Entretanto este serviço fica ativo durante o período de 30 dias.
Como pedir?
Por exemplo, no caso da MEO tem de enviar um email para drj.governace@altice.pt a pedir a suspensão do sigilo das chamadas anónimas que por sua vez tem que fazer um pedido à CNPD para que seja possível ativar essa suspensão de sigilo.
Como funciona
Durante esses 30 dias, ninguém consegue ligar para si em número privado. Quem ligar em privado durante esse período vai ouvir a mensagem que o seu número será visível para a pessoa para quem está a ligar.
Eis a mensagem que surge quando o serviço está ativo.
Muito obrigado ao nosso leitor Luís Lima pelo envio da informação.
Agora já pode saber a quem pertence um número de telemóvel com alguma facilidade.