Sabe qual é o melhor condutor de calor no mundo dos PCs?

Se olhar para a sua placa gráfica ou cooler do CPU, é provável que veja uma solução de refrigeração baseada em alumínio e/ou bronze. Afinal, estes são os materiais mais frequentemente utilizados para conduzir calor no mundo dos computadores.

Como é óbvio, o bronze é superior ao alumínio, no entanto, também é muito mais caro. Por isso, na maior parte das vezes, as fabricantes preferem o alumínio que além de mais prático na fabricação, é bastante competente na condutividade de calor, tendo em conta o seu preço.

No entanto, estes não os materiais mais condutivos do mercado.



Sabe qual é o melhor condutor de calor no mundo dos PCs?

Coolers Intel AMD

Portanto, o aluminio tem um condutividade térmica de 205W/mK e o bronze tem uma condutividade térmica de 401W/mK, sendo os materiais mais utilizados do mercado. No entanto, a prata é superior ao bronze conseguindo chegar aos 429W/mK. (Daí ser usada em alguns produtos como a pasta térmica Arctic Silver).

- Advertisement -

Entretanto, claro, temos também o diamante, capaz de chegar aos 2300W/mK. (Curiosamente, também existe pasta térmica com diamante na sua composição).

Curiosamente, o grafeno é superior ao diamante na condutividade térmica, conseguindo chegar aos 5300W/mK. Sendo preferível quando as fabricante querem algo super leve, e com uma performance entre o bronze e o alumínio.

Em suma, se quer uma máquina bem refrigerada, nada melhor que meter uns quantos diamantes em cima do CPU e placa gráfica! Isto, para chegar a nível loucos de OC! (Estou a brincar, não assaltem nenhuma ourivesaria para terem mais FPS).


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estamos apenas a falar de uma pequena curiosidade do mundo do cooling. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.