(Especial) Sabe o que é um esquema de Ponzi?

É muito provável que já tenha ouvido falar da “Bolha“, do “Esquema da Pirâmide“, ou então do “Esquema de Ponzi“, mas sabe o que é? Ou melhor, sabe como funciona?

É simples, é um esquema centenário, feito a pensar na vontade que muito boa gente tem em enriquecer depressa, sendo exatamente por isso que teima em desaparecer. Mas vamos por partes.

(Especial) Sabe o que é um esquema de Ponzi?

Portanto, um esquema de Ponzi é na sua base um investimento fraudulento, que promete retornos altos a quem decidir entrar. Na verdade, é um esquema que pega no dinheiro dos investidores mais recentes, e os direciona para quem entrou primeiro na ‘bolha‘.

A ideia é manter o dinheiro a fluir! Curiosamente, ao cumprir nos primeiros investimentos, o esquema motiva estes investidores a reinvestir os ganhos, para conseguir chegar a receitas ainda mais altas.

- Advertisement -

Daí o nome de Esquema da Pirâmide (formato da imagem em cima), visto que o dinheiro dos investidores que acabaram de chegar, “cai” para quem entrou primeiro. Sendo exatamente por isso que todo o esquema explode quando deixa de existir a entrada de novos investimentos, ou o número de novos investidores já não é suficiente para alimentar toda a estrutura. Entretanto, enquanto isto acontece, o responsável máximo por todo o esquema vai retirando dinheiro para si, ou neste caso, para a empresa a sua empresa.

Assim, como já deve ter percebido, neste tipo de esquema é normal existir um foco muito grande na aquisição de novos investidores. Aliás, normalmente até existem prémios para quem está dentro da rede, se porventura trouxer alguém novo.

O maior esquema de Ponzi foi o de Bernie Madoff, que conseguiu angariar “biliões” de dólares.

Porquê o nome ‘Ponzi’?

Ponzi: The Financial Idiot Who Scammed the World

O termo “Esquema de Ponzi” ganhou popularidade depois das muitas artimanhas de Charles Ponzi em 1920, um indivíduo que passou toda a sua vida a tentar enriquecer de forma rápida, e com pouco trabalho à mistura. Como? Bem, depois de várias tentativas falhadas, Charles Ponzi arranjou um esquema em que seria possível ganhar dinheiro através do sistema de Correio Internacional.

A ideia era simples, na altura, era normal enviar uma espécie de “cheque postal”, para pagar a resposta à carta enviada. Esse “cheque” vinha na moeda do país de origem, por isso, Ponzi teve a ideia de trocar estes vales, dependendo da valorização, ou desvalorização de cada moeda.

Esta estratégia não é ilegal, sendo conhecida como “Arbitragem“, sendo exatamente por isso que Charles Ponzi abriu uma empresa tendo como base esta mesma ideia, prometendo retornos de 50% a quem entrasse com investimentos avultados. O problema é que para todo o estratagema ter sucesso, Ponzi precisava de conseguir comprar milhões de vales deste tipo, em todo o mundo. No entanto, apenas existiam cerca de 27 mil vales em circulação, na altura.

Desta forma, para manter o projeto vivo, Ponzi utilizava o dinheiro dos novos investidores, para continuar a dar vida a toda a máquina.

O Esquema de Ponzi é bem mais velho que o próprio Ponzi.

Existem indícios de que este tipo de esquema já existia nos anos 1800, sendo até descrito em alguns livros de Charles Dickens, em 1844.

Um dos casos mais recentes, e mais simples, pode ser visto no documentário Tinder Swindler, em que o burlão utilizava o dinheiro das namoradas e noivas já conquistadas, para viver à grande, e seduzir novas vítimas.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Já tinha ouvido falar? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.