S23 Ultra vs Z Flip5 – Podemos dizer que o recentemente lançado Z Flip5 é um smartphone muito diferente face ao topo de gama da série Galaxy S23, o incrível S23 Ultra, e na verdade até é, mas ao mesmo tempo também não é.
Sim, são designs diferentes, pensados para utilizadores diferentes, mas o hardware base é exatamente o mesmo, e o preço também não assim tão diferente quanto isso. Afinal de contas, o que muda no dia-a-dia entre o novo Flip da Samsung e o seu topo de gama tradicional? Vamos tentar descobrir?
- (Mini-Review) Galaxy Z Flip5: O que realmente mudou?
- (Opinião) Galaxy S23 Ultra: 6 meses depois. Vale a pena?
S23 Ultra vs Z Flip5: Diferentes mas também parecidos!
Portanto, como deve imaginar, o formato Flip foi pensado como uma alternativa mais compacta e mais leve. Talvez mais importante que tudo isto foi também um tipo de smartphone pensado para ser diferente daquilo que é um smartphone tradicional.
Mas, agora mais do que nunca, o Z Flip5 é também um S23 Ultra num formato um pouco diferente!
Afinal, enquanto o primeiro Galaxy Flip foi uma tentativa de fazer um dobrável mais barato, hoje em dia as coisas já não são bem assim, e o mais recente Galaxy Z Flip da Samsung é um topo de gama de pleno direito, e ainda bem que assim é!
Acredito honestamente que se porventura quiser um S23 Ultra, mas não se importa de perder alguns pontos na capacidade fotográfica, que o Z Flip5 lhe vai encher as medidas! O novo dobrável é um smartphone poderoso, porque conta com o mesmo exato SoC do S23 Ultra, tem uma qualidade de construção incrível, e além de tudo isso, vai dar nas vistas. Aliás, vai dar muito mais nas vistas que qualquer S23, ou outro topo de gama tradicional de outra qualquer fabricante.
Podemos até dizer que se o objetivo era ter “Status”, como é aquilo que inegavelmente acontece nestas gamas de preço, incluindo o mundo Apple (iPhone), o Z Flip5 pode ser uma escolha extremamente interessante.
Mas, tendo um S23 Ultra nas nossas mãos, talvez seja boa ideia onde ficamos a perder se optarmos pelo modelo dobrável em vez do grandalhão do Ultra.
Vamos perceber afinal qual é a diferença na performance, mas também na capacidade fotográfica.
Benchmarks
Existe uma diferença na performance entre os dois aparelhos apesar do uso do mesmo exato SoC. Porquê? Porque o S23 Ultra tem uma superfície para refrigeração significativamente maior. Ou seja, demora mais tempo a aquecer a um ponto que obrigue o SoC a entrar em Throttling. O que é isto? É quando um processador baixa a sua frequência de funcionamento para tentar controlar a temperatura.
Ainda assim, como o teste Wild Life aponta, tanto um como o outro são topos de gama a sério. Falta de performance? Aqui não existe, quer dobre, quer não dobre.
Design
Como é óbvio existem diferenças entre um smartphone tradicional e um dobrável. Podemos até dizer que existem vantagens e desvantagens!
Vantagens do Z Flip5 face ao S23 Ultra:
- Mais compacto.
- Mais leve.
- Performance muito similar num pacote mais pequeno.
- Dois ecrãs disponíveis, o que abre a porta a novos tipos de uso.
- Ecrã de plástico, por isso mais resistente a quedas.
- Construção mais robusta, e por isso mais resistente a quedas.
Desvantagens do Z Flip5 face ao S23 Ultra:
- Bateria mais pequena.
- Ecrã de plástico em vez de vidro. (Não dá o mesmo ‘feeling’ de utilização)
- Ecrã tem uma dobra visível em alguns ângulos.
- Módulo de câmaras mais básico.
- SoC é o mesmo, mas a performance é superior no S23 Ultra. (Porque o aquecimento é mais controlado no S23 Ultra -> Maior superfície de dissipação de calor no topo de gama tradicional)
Em suma, enquanto o S23 Ultra é o topo daquilo que um smartphone tradicional é capaz de oferecer, o Z Flip5 oferece uma nova experiência de uso diferente, e possivelmente mais interessante para alguns utilizadores.
Curiosamente, apesar dos muitos receios à volta da durabilidade, a verdade é que o Z Flip5 até apresenta algumas vantagens nesse campo, porque… Bem… 95% da parte da frente não é feita de vidro. Porém, quem é que compra um smartphone topo de gama e não usa capa?
Fotografia
Este é o campo onde o Z Flip5 perde, não porque não apresenta qualidade fotográfica, coisa que apresenta graças aos seus dois sensores de 12MP de qualidade comprovada, mas sim porque perde a flexibilidade que permite ao S23 Ultra apresentar mais que uma solução para um qualquer desafio fotográfico.
Fotos
Zoom
Modo Noturno
Em suma, no campo fotográfico vai sofrer um pouco na qualidade de Zoom. Tudo o resto está mesmo muito próximo daquilo que o topo de gama da Samsung é capaz de oferecer. Curiosamente até no campo da fotografia Noturna, com ambos os aparelhos a apresentarem resultados muito similares.
Conclusão
O Z Flip5 ainda tem alguns compromissos. Temos uma bateria mais pequena, um módulo de câmaras com apenas 2 sensores, entre outras coisas menores. Mas… Se o objetivo da Samsung é oferecer um smartphone topo de gama compacto, estamos mesmo muito próximos da coisa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!