Como deve saber, os novos processadores Ryzen 7000, agora baseados na arquitetura Zen 4, estão prestes a ser uma realidade nas prateleiras de todas as lojas de referência do mundo dos computadores. No entanto, o grande ganho de performance vindo desta arquitetura não vai acontecer em 2022…
Sim, os novíssimos Ryzen 7000 já representam um ganho de performance muito interessante, aliás, trazem tantas novidades, que chegam ao ponto de obrigarem a uma mudança de plataforma (AM4 -> AM5). Ou seja, temos de comprar uma nova motherboard, um novo kit de memória RAM, etc… Mas, como dissemos em cima, as grandes novidades, e na verdade, grandes pesadelos para a Intel, apenas vão ser uma realidade no próximo ano.
Ryzen 7000X3D estão confirmados! Provavelmente dentro de 1 ano
Portanto, não é a primeira vez que ouvimos falar do lançamento de todo um ‘refresh’ X3D, um pouco à imagem daquilo que aconteceu com o espetacular Ryzen 58000X3D. Contudo, agora temos mesmo uma janela temporal para o seu lançamento, graças ao ‘leak’ de um planeamento interno da AMD.
O que é o refresh X3D?
Muito resumidamente, a tecnologia de memória cache 3DV conseguiu trazer um aumento de performance entre os 10 e 25% para a velha arquitetura Zen 3.
No entanto, na altura do lançamento do Ryzen 5800X3D, e na verdade, na altura do lançamento destes novos Ryzen 7000, a novidade ainda não estava pronta para ser produzida, e implementada em massa.
Mas…. Dentro de mais ou menos 1 ano… Vai estar!
Entretanto, os novos Ryzen 7000 ‘Zen 4’ chegaram a um nível de paridade de performance com aquilo que a Intel tem para oferecer. Mas esse equilíbrio deve desaparecer com o próximo lançamento da Intel (Core 13000).
As coisas devem voltar a um equilíbrio, ou voltarem-se para uma vantagem no lado da AMD, em 2023, com o lançamento dos 7000X3D na segunda metade do ano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!