Ryzen 7000X3D chegam em Fevereiro. Intel já treme!

Como já era de esperar, a AMD anunciou os seus novos processadores Ryzen 7000X3D, que como o nome indica, têm agora a mesma (na verdade melhor) memória V-Cache 3D que o Ryzen 7 5800X3D trouxe para cima da mesa no verão do ano passado.

Estes são, segundo a AMD, os processadores mais rápidos do planeta, para trabalho, e para jogos. A Intel não é ameaça com o seu i9-13900K, ou com o seu anunciado mas ainda não lançado i9-13900KS. É o regresso da AMD a uma posição de domínio!

Ryzen 7000X3D chegam em Fevereiro. Intel já treme!

Portanto, o que muda nestes processadores? É simples, estamos a falar de uma camada, implementada logo em cima do chip lógico, com muita e boa memória cache. Mais concretamente, estamos a falar de 64MB de memória cache L3 posta logo em cima dos CCDs Zen 4, que por si só, já contam, cada um, com 32MB de cache L3.

Isto é algo que traz um ‘boost’ tremendo para certas tarefas, mais concretamente para o gaming. Além disso, ao contrário daquilo que aconteceu no ano passado, esta cache não vai limitar o número de modelos, ou a capacidade de OC, sendo exatamente por isso que em 2023, a AMD vai lançar pelo menos 3 modelos, um com 8 núcleos, outro com 12, e finalmente um com 16! (Ryzen 7 7800X3D, Ryzen 9 7900X3D e Ryzen 9 7950X3D).

- Advertisement -

No entanto, existe aqui algo um tanto ou pouco curioso, visto que enquanto o 7800X3D tem apenas um CCD, tanto o 7900X3D como o 7950X3D tem dois CCDs. Por razões desconhecidas, a AMD não está a meter esta cache em cima dos dois CCDs, está a fazê-lo apenas em um. Isto significa que todos os processadores vão ter um acréscimo de 64MB na sua cache, quando seria de esperar que as versões mais poderosas tivessem um acréscimo de 128MB, ou então, que a cache extra fosse dividida entre os dois CCDs.

Ainda assim, apesar desta especificidade, a AMD está extremamente confiante no seu novo lançamento, e já afirma que estes são os processadores mais rápidos do planeta para qualquer tipo de consumidor.

Estamos a falar de um “boost” de 20~30%, de performance!

Entretanto, quanto à parte da retrocompatibilidade e preço, estes processadores vão encaixar e funcionar em qualquer motherboard AM5. Já quanto ao preço, ainda não sabemos nada ao certo, ficando apenas o mês de Setembro como objetivo temporal, para o lançamento dos produtos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Não fica agora a ideia de que foi um erro lançar os Ryzen 7000 ‘normais’, no ano passado, quando isto estava tão perto? Como é que vão funcionar os preços? A AMD não pode exagerar, caso contrário, podemos ter aqui outro flop. Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.