(Ryzen 4000) Processadores ‘mobile’ mais poderosos que o i7-9700K!?


Por em

(Ryzen 4000) Processadores ‘mobile’ mais poderosos que o i7-9700K!? – A AMD aproveitou a CES 2020 para anunciar a chegada dos seus novos Ryzen 4000 para o mercado de portáteis. Chips desenhados apenas e só para o confronto direto com a 10ª geração Intel Core 10000 ‘Ice Lake’ e ‘Comet Lake’.

Portanto, no coração destes novos processadores temos o design “Renoir”, que duplica o número de núcleos físicos em comparação com a geração “Picasso” do ano passado. Além disto, temos também um aumento muito significativo no IPC graças ao uso da arquitetura Zen 2 que dá vida aos super populares Ryzen 3000 para desktop. (Um aumento de 2 dígitos!)



AMD já anunciou os primeiros Ryzen 4000… Para portáteis!

Ryzen 4800H

Muito resumidamente, os novos “Renoir” trazem um CPU com 8 núcleos baseado na arquitetura de 7nm “Zen 2”, bem como um novo GPU integrado Vega, que curiosamente traz muita coisinha nova das mais recentes Navi.

Estamos no fundo a falar de um chio monolítico com IMC dual-channel, capaz de suportar a mais convencional memória DDR4, mas também a mais rápida LPDDR4X que podemos encontrar nos smartphones ‘premium’ mais recentes como o Samsung Galaxy Note 10.

Nem todos os Ryzen 4000 são iguais… Temos a série U e a série H

Como o sub-título indica, temos duas classes distintas de processadores Ryzen 4000, a ‘U’ e a ‘H’.

Assim, temos o Ryzen 7 4800U pensado para osultrabooks super portáteis que estão a ganhar uma extrema popularidade no mercado com um TDP de 15W, que deverá rivalizar diretamente com os Intel Core i7 ‘Ice Lake’, vencendo na performance do CPU. (O que não seria de esperar num processador deste género).

Mas por outro lado temos também o Ryzen 7 4800H que já não está para quaisquer brincadeiras, ao aumentar significativamente as frequências do CPU e GPU, levando de vencida até o Core i7-9700K (versão Desktop!)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

CES 2020: A Sony já falou acerca da nova PlayStation 5

Logotipo da PS5 é alvo de vários memes! Mas porquê?

Seguinte