A AMD precisa de uma placa gráfica capaz de conquistar clientes no segmento médio, como precisa de pão para a boca. A nova, e muito badalada, Radeon RX 7800 XT é exatamente isso! Uma placa gráfica capaz de excelentes níveis de performance, que deverá ficar imediatamente abaixo das Radeon RX 7900, ao mesmo tempo que fica muito acima da recentemente lançada Radeon RX 7600, de forma a ainda deixar espaço para uma hipotética RX 7700.
Mas, o que é realmente interessante no meio de tudo isto, é que esta nova placa gráfica não partilha quase nada com aquilo que já foi lançado pela AMD.
RX 7800 XT: Placa Gráfica completamente renovada!
Portanto, ao que tudo indica, além de uma placa completemente nova à volta do GPU, o próprio é também muito diferente daquilo que a AMD tem vindo a utilizar nas suas placas gráficas de nova geração. Não é o Navi 31 das Radeon RX 7900, nem o Navi 32 que supostamente deveria dar vidas aos modelos imediatamente a seguir.
A AMD vai apostar num GPU completamente novo, feito a pensar para a rivalidade com o AD103 da NVIDIA. Ao que tudo indica, tem o mesmo tamanho do Navi 31, mas num pacote mais pequeno a fazer lembrar o GPU Navi 32. O GCD tem á sua volta 4 MCDs (Memory Cache Dies), e ao que tudo indica, vamos encontrar 64MB de Infinity Cache, e ainda 256-bit a servir de autoestrada para pelo menos 12GB de memória GDDR6. Sendo exatamente por isso que esta Radeon RX 7800 XT demorou tanto tempo a ser uma realidade. Isto também significa que muitos dos problemas de design das topo de gama Radeon RX 7900 foram resolvidos.
Porquê um GPU completamente novo?
Simples! Mais barato, mais eficiente, e mais fácil de produzir. Tudo melhorias que a AMD pode aproveitar para lançar uma placa gráfica poderosa, mas mais barata face à concorrência. Se a AMD quiser (e isto é mesmo dizer muito! Visto que a AMD e NVIDIA parecem estar aliadas numa nova estratégia anti-consumidor), pode lançar aquilo que a RTX 4070 e RTX 4070 Ti deviam ter sido. Ou seja, placas gráficas poderosas, a um bom preço.