Segunda-feira, Dezembro 4, 2023

Ruído na ventoinha da PS5 significa que se vai avariar?

Partilhe

spot_img

Nos primeiros tempos as consolas eram totalmente silenciosas. Isto porque os sistemas eram bastante mais simples e os requisitos dos jogos eram muito menores. Assim tudo podia ser arrefecido de uma forma mais tradicional. No entanto, hoje em dias as coisas estão bem diferentes. As consolas de jogos como a PlayStation 5 têm um grande poder computacional, comparável ao tipo de hardware que se encontra num PC para jogos completo. Para compensar esse facto, a PS5 tem naturalmente um sistema de ventilação para evitar o sobreaquecimento. Mas será que o ruído na ventoinha da PS5 significa que há problemas e se vai avariar?

Ruído na ventoinha da PS5 significa que se vai avariar?

Se está habituado a consolas de jogos que não fazem muito barulho quando estão a ser utilizadas, ouvir o zumbido caraterístico da ventoinha de ventilação da PlayStation 5 pode ser um pouco desconcertante. Afinal, se nada estivesse errado, não deveria estar a ouvir nada, certo? Se está preocupado com o ruído produzido pela ventoinha, tenha calma. É que esses sons são completamente normais e, de facto, um sinal de que as coisas estão a funcionar bem.

Ruído na ventoinha da PS5

Quando a PlayStation 5 está a trabalhar para renderizar e executar um jogo isso sobrecarrega naturalmente os componentes da consola, incluindo o processador interno e a GPU. Se ouvir a ventoinha mais do que o habitual enquanto joga um jogo graficamente intenso, isso é apenas o sistema de arrefecimento a trabalhar um pouco mais do que o habitual para acomodar o aumento da carga do processador, de acordo com a Sony.

Entretanto há outra questão importante a ter em conta.

A versão da PS5 que circulou quando a consola foi originalmente lançada em 2020 é ligeiramente diferente das que estão agora no mercado. A PS5 original era conhecida por ter uma ventoinha de arrefecimento que era um pouco barulhenta. As versões subsequentes da consola chegaram com um componente de ventoinha diferente que era nitidamente mais silencioso do que a versão original. Se comprou uma PS5 quando foi lançada pela primeira vez, essa pode ser a razão pela qual a ventoinha da sua consola parece estranhamente barulhenta.

ps5, PlayStation 5

Embora um ligeiro aumento do volume de ruído da ventoinha de arrefecimento da PlayStation 5 não seja normalmente motivo de preocupação, um aumento sustentado do volume pode justificar alguma investigação. Embora as ventoinhas acompanhem a PS5 mesmo no seu pico de potência, se estiver a jogar um jogo de alta intensidade durante várias horas seguidas, a consola pode começar a sobreaquecer. Isto para além do ponto em que as ventoinhas conseguem acompanhar. Se a PS5 atingir um ponto de aquecimento crítico, desliga-se automaticamente como medida de segurança e recusa-se a arrancar até arrefecer.

Como manter a consola mais fresca

Para garantir que as coisas não chegam a esse ponto, existem algumas medidas para ajudar as ventoinhas no seu esforço de arrefecimento. Em primeiro lugar, certifique-se de que todas as aberturas de ventilação da tua PS5 estão descobertas. Também que têm espaço suficiente para fazer o seu trabalho.

Em segundo lugar, certifique-se de que a PS5 está colocada numa superfície dura e plana, de preferência afastada do chão. Colocar a PS5 no chão, especialmente em superfícies fibrosas como tapetes e alcatifas, bloqueia as aberturas de ventilação e promove a acumulação de pó. Isto pode levar à acumulação de calor. Por falar em pó, lembre-se de efetuar uma inspeção periódica das aberturas de ventilação da PS5. Se vir alguma acumulação de pó evidente, pode removê-la com um aspirador na definição mais baixa e suave.º0′

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Globaldata

Leia também

Outras notícias