RTX 5090: 60~70% mais rápida. Mas… Cara que dói!

Estamos finalmente mais perto de toda uma nova geração de placas gráficas, onde aparentemente, vamos ter uma NVIDIA novamente sozinha na gama mais alta, isto enquanto a AMD se foca a 100% na gama média, ao mesmo tempo que aposta na arquitetura seguinte, que além de dar vida à PlayStation 6, deverá trazer várias inovações técnicas necessárias, e que por sua vez poderão equilibrar o campo de jogos (AMD vs NVIDIA).

Ainda assim, apesar de não existir concorrência, tudo indica que a NVIDIA vai continuar a apostar forte e feio nas suas placas topo de gama, muito provavelmente a preços superiores quando chegar a altura do lançamento. Ao fim e ao cabo, foi a própria gigante das placas gráficas a avisar que o stock vai ser reduzido, e que a complexidade de produção continua a ser um problema.

RTX 5090: 60~70% mais rápida. Mas… Cara que dói!

rtx 30, 3060

Portanto, ao que tudo indica, a nova geração de placas gráficas RTX 50 baseada na arquitetura Blackwell (3nm TSMC) vai trazer grandes melhorias no campo da performance, mas também na eficiência energética.

Estamos a falar de um aumento de performance similar ao que vimos entre a RTX 3090 e RTX 4090, ou seja, 1.7x. Sendo ainda preciso salientar um aumento de 52% na largura de banda, um aumento de 78% na quantidade de memória cache L2, um aumento de 15% nas frequências de relógio. Além de tudo isto, temos ainda o uso de memória GDDR7.

- Advertisement -

Mais concretamente, tudo depende de como a NVIDIA decidir “cortar” o GPU GB102 que dá vida ao mercado de placas IA.

Ou melhor que isso, a quantidade de GPUs GB102 que poderão sair das linhas com defeito. GPUs que poderão ser aproveitados para criar esta RTX 5090.

Afinal de contas, com as placas IA a dar tanto dinheiro à NVIDIA… Não é expectável que esta vá tirar stock à gama mais lucrativa, para o meter no segmento de jogos.

Ainda assim, é expectável que a RTX 5090 chegue ao mercado cerca de 400€ mais cara. Isto com uma data de lançamento apontada para o final de 2024.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.