Durante esta manhã, noticiámos que uma das parceiras da NVIDIA, a GALAX (KFA2), decidiu meter no seu site algum material de marketing relativo à ainda não anunciada RTX 4090 Ti.
Algo estranho, porque apesar de ser expectável ver uma placa gráfica mais poderosa que a RTX 4090 no mercado, ainda parece ser um tanto ou pouco cedo. Primeiro porque a AMD não tem rival para a NVIDIA, e segundo, porque a NVIDIA começa a ser algo de algumas crÃticas na questão do preço.
Ainda assim, a questão da existência de uma placa mais poderosa que a RTX 4090 não é uma de ‘Se’, é uma de ‘Quando’. É que caso não saiba, o GPU AD102 que dá vida à atual topo de gama da NVIDIA, não está completamente desbloqueado.
RTX 4090 Ti ou nova RTX Titan? Nem a NVIDIA sabe!
Portanto, segundo o ‘leak’ já mencionado, e agora também segundo Moore’s Law is Dead, a NVIDIA está a tentar lançar uma placa gráfica baseada no GPU de 4nm AD102, desta vez completamente desbloqueado.
Isto abre três caminhos… Ou a NVIDIA lança uma nova RTX Titan, baseada neste GPU a 100% das suas capacidades, e vai pedir 2500~3000€ pela placa gráfica com a desculpa que é algo ‘profissional’. Lança uma RTX 4090 Ti, e volta a olhar para os mesmos exatos entusiastas que já compraram, em massa, a recentemente lançada RTX 4090 Ti. Ou então, ainda mais ‘louco’, lança os dois modelos, com a RTX 4090 Ti a ficar entre a atual RTX 4090, e a eventual RTX Titan.
Dito isto, qualquer placa baseada no GPU AD102 completamente desbloqueado vai ser uma besta da performance, e claro, do consumo de energia elétrico. Estamos a falar de uma placa gráfica com 18432 núcleos CUDA, memória GDDR6X a 24 Gbps! Além disto, uma largura de banda de 1152 GB/s, e pelos vistos, um TDP acima dos 600W.
É uma placa gráfica enorme, capaz de ocupar 4 slots, que vai meter muita caixa de PC com vergonha.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? O que acha que a NVIDIA deve fazer? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!