RTX 4090: Pelo menos 2x mais rápida que a RTX 3090

O mundo das placas gráficas está novamente a passar por uma fase muito interessante! Afinal de contas, estamos a ter ‘leaks’ todos os dias, relativos à performance esperada das novas arquiteturas da AMD e da NVIDIA.

Isto é muito curioso, visto que o mercado ainda não recuperou da loucura do mining e crise de produção. Ou seja, ainda temos muitos gamers à espera de conseguir meter as mãos numa nova placa gráfica! No entanto, já está tudo louco a olhar para a potencial performance dos novos produtos das duas gigantes deste mundo gráfico.

Vamos por partes para perceber o que vem aí!

NVIDIA GeForce RTX 4090: Pelo menos 2x mais rápida que a RTX 3090

RTX 4090:

Portanto, a arquitetura de nova geração da NVIDIA tem estado na boca de todos os especialistas e ‘leakers’. Estamos obviamente a falar da Ada Lovelace, que segundo alguns ‘leaks’, até tinha sido cancelada e arrumada numa gaveta para dar espaço à primeira arquitetura MCM (Multi-Chip Module) da NVIDIA, ou seja, a Hopper.

No entanto, alguns dos ‘leakers’ mais conceituados da indústria continuam a apontar para o lançamento de Ada Lovelace, na forma das novas placas gráficas RTX 40. Aliás, até compilaram uma lista com tudo aquilo que já sabem, incluindo as especificações do GPU mais poderoso, o AD102.

Ada Lovelace: A arquitetura que vai dar vida às novas NVIDIA GeForce RTX 40

Pois bem, o GPU AD102 deve ser baseado no processo de produção de 5nm da TSMC, no entanto, ainda não fazemos ideia se é a primeira geração do processo, ou o novo 5NP que a Apple está a utilizar para dar vida ao iPhone 13.

Dito tudo isto, o GPU deve contar com 18432 núcleos CUDA, um aumento bastante agressivo, quando temos em contra que a atual RTX 3090 tem ‘apenas’ 10496 núcleos CUDA. Entretanto, a frequência base deve andar pelos 2.2GHz, com uma performance computacional de 81 TFLOPs. (A RTX 3090 é capaz de oferecer 35.5 TFLOPS).

Para dar vida a tudo isto, a NVIDIA vai usar os novos chips de memória GDDR6X da Micron, capazes de oferecer velocidades até 24 Gbps. (A RTX 3090 anda nos 19.5 Gbps). Assim, com um bus de 384-bit, estamos a falar de uma largura de banda de mais ou menos 1152 GB/s. Ou seja, um aumento de 23% relativamente ao que a RTX 3090 é capaz de oferecer.

Estamos a ouvir falar tanto sobre as novas arquiteturas… Porquê?

Ao que tudo indica, tanto a AMD como a NVIDIA parecem ter terminado a fase de desenvolvimento, e estão agora a planear a produção e implementação dos novos GPUs. Dito isto, as duas rivais apenas vão conseguir lançar produtos baseados nas novas arquiteturas algures na segunda metade de 2022, muito provavelmente no quartro trimestre.

Aliás, no caso da NVIDIA, já temos rumores acerca de potenciais placas RTX 30 Super, como uma espécie de ‘pausa’, antes da chegada das tecnologias realmente interessantes e inovadoras. Uma gama de placas com uma data de lançamento esperada para o fim de 2021.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Impressionado com o que vem aí? Ainda vai comprar uma RTX 30 ou Radeon RX 6000? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Audi Q4 e-Tron: Um 100% elétrico cheio de confiança

Q4 e-Tron: A Audi tem sido uma das fabricantes que mais tem apostado no segmento dos carros eletrificados, especialmente nos 100% elétricos, algo que...

Jogador do Benfica é um dos melhores em FIFA 22! Mas quem?

O FIFA 22 está quase a ser lançado no mercado! Assim, depois de ter revelado o Overall dos vários jogadores do novo capítulo do...

Ator da Netflix passou-se com os fãs! “Mal educados!”

Tendo em conta que a Netflix é um verdadeiro mar de projetos de grande sucesso acaba por ter muita atenção por parte de vários...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!