RTX 4060 Ti: Um exemplo sério da Reduflação

spot_img

Numa altura em que a NVIDIA está a ser extremamente criticada devido à quantidade de memória VRAM que andou a meter nas suas placas ao longo dos anos, eis que temos uma repetição da mesma estratégia em 2023. Afinal de contas, numa altura em que já temos jogos a pedir 16GB, ou até mais que isso, em resoluções mainstream como é o QHD. A NVIDIA decidiu equipar as suas novas RTX 4060 Ti e RTX 4060 com apenas 8GB de memória GDDR6.

Sim, são placas gráficas de gama média. Porém, temos aqui um exemplo muito engraçado de reduflação, visto que a RTX 4060 vai chegar ao mercado mais cara, mas com menos 4GB de memória face à velha RTX 3060.

RTX 4060 Ti: Um exemplo a sério da Reduflação

Portanto, depois da RTX 4070 com 12GB de memória VRAM, mas uma performance que não surpreendeu ninguém, eis que a NVIDIA está pronta a lançar as gamas seguintes, na forma das RTX 4060 Ti e RTX 4060. Duas placas gráficas de gama média, que deverão impressionar no campo da performance, mas desiludir seriamente no campo da memória e largura de banda disponível.

Largura de banda também desilude? Sim, é que além dos 8GB de memória VRAM, que é obviamente insuficiente para jogar a sério em 2023, a NVIDIA também está a apostar num sistema de memória limitado, baseado num bus de 128-bits. Um downgrade incrível! Visto que a RTX 3060 de 2020 conta com 12GB de memória num bus de 192-bit, enquanto a RTX 3060 Ti fica pelos 8GB de memória, mas oferece um bus de 256-bit.

Infelizmente, apesar do preço da memória nos tempos que correm, que está obviamente muito mais baixo face a 2020 ou 2021, ou até 2022… A NVIDIA parece preferir sistemas de cache mais complexos. Isto em vez de quantidades realmente interessantes de memória nas suas placas gráficas Ada Lovelace. Cada vez mais parece que a gama RTX 40 é para esquecer.

Não perca nenhuma informação importante. Registe-se na nossa Newsletter grátis e receba todas as notícias diariamente no e-mail. Siga-nos também no Google Notícias.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.
- Publicidade - Globaldata

Em destaque

Leia também...