RTX 3090 Super? Abram alas à AMD Radeon RX 6900 XTX!

Leu os rumores acerca de uma alegada nova RTX 3090 Super por parte da NVIDIA? Pois bem, apesar do facto de a AMD não ter conseguido meter no mercado uma quantidade de placas ‘suficiente’. O que é realmente uma pena, visto que esta geração marca a primeira vez em muitos anos que a tradicional rival da Intel e NVIDIA conseguiu bater o pé em termos de performance gráfica… Ainda assim, tudo indica que a AMD não está disposta a permitir que a NVIDIA fuja com a coroa da performance. 

O que significa isto? Bem, a AMD vai levar a atual arquitetura gráfica (RDNA 2) ao seu limite, ao lançar uma nova placa gráfica baseada no GPU Navi 21, denominada de RX 6900 XTX.

RTX 3090 Super? Abram alas à AMD Radeon RX 6900 XTX!

Portanto, o GPU Navi 21 já não tem muito “sumo” para dar devido à forma como as parceiras têm puxado a tecnologia nas suas mais recentes placas, já com recurso a WaterCooling. Por isso, para aumentar a performance, tudo indica que a AMD vai apostar em memória mais rápida, e num chip binned para conseguir frequências ligeiramente mais altas.

Em suma, estamos a falar de uma RX 6900 XTX baseada no GPU Navi 21 XTXH, com memória de 18GBps. Uma placa gráfica capaz de ultrapassar a atual RTX 3090 da NVIDIA.

Afinal de contas, a placa deverá ser capaz de oferecer 24.93 TFLOPs de performance computacional, enquanto a atual RX 6900 XT chega aos 23.04 TFLOPs. Para conseguir este ‘boost’, a RX 6900 XTX tem um boost clock de 2435 MHz, ou seja, uma melhoria de 8% nas frequências. Entretanto, no campo da memória, a AMD vai apostar em chips GDDR6 capazes de oferecer 18 Gbps, o que por sua vez significa uma largura de banda de 576 GB/s, ou seja, uma melhoria de 12.5%.

Entretanto, ainda não fazemos ideia se esta placa vai mesmo chegar ao mercado como qualquer outra placa ‘normal’. Ou se vai ser uma oferta exclusiva para o mundo OEM. Mas como no slide podemos ler “Expandir a família RDNA”, é provável que vá mesmo ser um produto pensado para as prateleiras. No entanto, em termos de disponibilidade, deve ser uma placa tão ou mais rara que qualquer RX 6900 XT lançada até aqui.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!