RTX 3070 vs RX 6800: Qual é a melhor placa para o preço?

RTX 3070 vs RX 6800: Como deve saber, 2020 marca o ano em que a AMD ultrapassou a Intel, mas também foi capaz de surpreender a NVIDIA com uma nova gama de placas realmente interessante e poderosa, as RX 6000.

A coisa é especialmente interessante, quando temos em conta que a NVIDIA impressionou tudo e todos com a sua RTX 3070 de mais ou menos 500€! Uma placa gráfica que trouxe para cima da mesa uma performance ao nível da RTX 2080 Ti, a um preço significativamente mais baixo.

Por isso, agora que já começam a aparecer algumas placas no mercado, depois de uns quantos meses de stocks completamente esgotados… Está na altura de perceber afinal qual é a melhor alternativa.



RTX 3070 vs RX 6800: Qual é a melhor placa para o preço?

Portanto, a RX 6800 é 10% mais rápida em QHD e 11% mais rápida na cada vez mais desejada resolução 4K. Ou seja, é provável que agora estivesse à espera de uma conclusão simples, ao recomendar a RX 6800… O problema é que a AMD cometeu um erro no preço!

Em suma, apesar da performance acima do esperado, a AMD ainda não está numa posição de pedir mais dinheiro em relação à NVIDIA. Especialmente quando temos em consideração os extras que o mundo GeForce traz para cima da mesa, onde temos de incluir um Ray-Tracing mais poderoso e o tão famoso DLSS.

São duas grandes razões que acabam por nos meter com algumas dúvidas no meio de tudo isto. Por isso, temos de começar a olhar para outras coisas, como os 16GB de memória em vez dos 8GB da RTX 3070. Afinal, como os testes mostram, a placa da NVIDIA já tem algumas dificuldades no campo da memória em jogos como Cyberpunk 2077 e Doom Eternal. Por isso, não é parvo dizer que a RX 6800 oferece um pouco mais de longevidade ao oferecer o dobro da memória VRAM.

Ainda assim, se por ventura dá muito valor ao Ray Tracing e DLSS, é difícil não recomendar a RTX 3070, especialmente porque também é significativamente mais barata em relação à rival da AMD Radeon. (E é mais fácil de encontrar em stock nas lojas do costume)

Entretanto, se por ventura a AMD for capaz de lançar um rival para o DLSS 2.0 (que por acaso até já está prometido), é muito provável que a RX 6800 fique ainda mais aliciante, mesmo com o preço mais alto.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia a análise completa aqui, no TechSpot.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também