Ao que tudo indica, enquanto o stock (e preços) das atuais placas gráficas não normaliza, a gigante NVIDIA decidiu apostar num novo modelo para 2022, muito provavelmente, meio do ano.
Estamos a falar da RTX 3050, uma placa gráfica que deverá oferecer uma performance superior à atual, mas já velhinha, GTX 1660 Super.
RTX 3050: Finalmente! Substituta para a GTX 1660 Super!
Portanto, este lançamento serve como resposta a um eventual bom lançamento de placas de gama média por parte da Intel, no início do próximo ano, ao mesmo tempo que a NVIDIA também cobre os flancos, em preparação a um ataque da AMD à gama média ou gama média/baixa.
Quanto à placa em si, enquanto a RTX 3050 ou RTX 3050 Ti para portáteis, tem como base o GPU GA107, a nova RTX 3050 para desktops vai usar o mais poderoso GA106. Já no campo das especificações, são esperados 3072 núcleos CUDA, bem como 8GB de memória GDDR6, esta última ‘spec’ deverá ser uma grande vantagem face às ofertas das rivais dentro da mesma gama de preço.
No entanto, em termos de performance, é muito provável que esta placa seja mais lenta que a atual RTX 2060. O que claro está, inclui a nova versão de 12GB que deverá ser apresentada na CES 2022.
Porquê tanto tempo de espera até este lançamento? Bem… Porque muito provavelmente, a NVIDIA não quis puxar mais pelas linhas de produção da Samsung. Além disso, tudo indica que o objetivo é tentar alimentar a procura com a velha, mas menos complexa ‘nova’ RTX 2060. Para posteriormente lançar a nova RTX 3050 um pouco mais tarde. Quando os problemas de produção já não forem tão pesados, e por isso mesmo, com um preço dente.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado numa RTX 3050? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!