Caso não saiba, a RTX 2060 ‘original’ chegou ao mercado no distante ano de 2019, fazendo um sucesso tremendo na gama média, ao ser capaz de oferecer uma performance muito satisfatória em 1080p, com algumas brincadeiras em QHD.
Pois bem, 2 anos depois, a NVIDIA está prestes a disponibilizar uma nova versão desta mesma placa gráfica, agora, com algumas diferenças, onde temos de salientar o dobro da memória VRAM, ou seja, 12GB de memória GDDR6. Para quê? Bem… Aparentemente, para resolver a crise de placas gráficas, que ainda assola o mundo dos computadores.
RTX 2060 com 12GB vai ser lançada para resolver a crise
Pois bem, antes de falarmos um pouco sobre a ‘nova’ RTX 2060, é preciso ir ao início do ano, ou seja, Fevereiro de 2021, altura em que a NVIDIA resolveu voltar a produzir algumas placas gráficas antigas, de forma a conseguir meter algum stock de produto no mercado. Na altura, as escolhidas foram a RTX 2060, e claro, a velhinha GTX 1050 Ti.
Infelizmente, a coisa não resolveu nada na altura, mas isto não significa que não exista ainda uma réstia de esperança. Por isso, a NVIDIA resolveu lançar uma RTX 2060, com os mesmos núcleos CUDA da RTX 2060 Super, agora, com MUITO mais memória. Se isto vai fazer diferença na performance? Sim e não, porque temos mais núcleos de processamento, mas a largura de banda vai ser um pouco mais pequena, relativamente à versão Super.
RTX 2060 12GB, a salvadora do mundo das placas chega ao mercado no dia 7 de Dezembro!
Segundo a NVIDIA, já vai ser possível encontrar algumas versões desta placa, no dia 7 de Dezembro (terça-feira da próxima semana). No entanto, se pensa que o preço é suposto ser baixo, nem a fabricante falou de preços. Afirmando apenas que esta é uma versão ‘Premium’ da RTX 2060, e como tal, “barato” não deve ser a palavra de ordem. (É preciso ter em conta que a RTX 2060 original com 6GB chegou ao mercado a custar mais ou menos 350€).
Mas salvadora? Esqueça isso!
Nesta altura do campeonato, nenhuma placa gráfica de gama baixa vai reverter o que quer que seja.