RSI vai aumentar em 2026 mas tens mesmo de saber isto

O Rendimento Social de Inserção (RSI) vai ser atualizado ainda este ano. A confirmação foi dada pelo Governo, em resposta ao Jornal de Negócios, depois de já terem entrado em vigor as atualizações das pensões e do Indexante dos Apoios Sociais (IAS). À primeira vista, a notícia pode parecer positiva. Na prática, o impacto real para quem depende desta prestação continua a ser muito limitado. Mas quando é que o RSI vai aumentar em 2026?

RSI vai aumentar em 2026: o que está confirmado

Segundo a informação oficial, a atualização do RSI em 2026 faz-se “nos mesmos moldes do ano passado”. Em 2025, o aumento foi de 2,1%, calculado exclusivamente com base na inflação.

Se esse critério se repetir, o valor de referência do RSI sobe 2,3%, passando para 247,80 euros.

Ou seja, trata-se de uma atualização automática, destinada apenas a evitar a perda de valor do apoio face ao aumento generalizado dos preços.

Quanto sobe, afinal, o RSI? Esta é a verdade

Em termos práticos:

  • O aumento mensal será de poucos euros
  • Não há qualquer reforço estrutural do apoio

O valor continua muito abaixo do necessário para cobrir despesas básicas como habitação, alimentação e energia

Mesmo após a atualização, o RSI mantém-se como uma das prestações sociais mais baixas do sistema de proteção social português.

Não é o carro ou a casa: é isto que está a rebentar com a tua carteira!, carro, automóvel, importo, IUC, mecânico a cobrar mais

Um contraste difícil de ignorar

Os números ajudam a perceber porque esta atualização está a gerar debate.

Em Portugal, cerca de 1,8 milhões de pessoas vivem com rendimentos abaixo do limiar de pobreza. No entanto, apenas aproximadamente 165 mil beneficiários recebem RSI.

Isto significa que menos de 10% das pessoas em risco de pobreza têm acesso a esta prestação, a maioria fica fora do apoio, seja por critérios de elegibilidade, seja por exclusões administrativas

A atualização agora anunciada não altera este cenário.

O que não muda com esta atualização

É importante sublinhar o que fica exatamente igual. Assim não há mudanças nos critérios de acesso, não há alargamento do número de beneficiários. Também não há reforço extraordinário do valor base

O RSI continua a funcionar como um apoio mínimo, pensado para situações muito específicas, e não como um verdadeiro instrumento de combate abrangente à pobreza.

Porque é que o Governo anuncia isto agora?

Depois de atualizadas as pensões e o IAS, faltava clarificar o destino do RSI. Ao confirmar a atualização, o Governo garante coerência formal no sistema, mas evita abrir um debate mais profundo sobre suficiência dos apoios sociais, impacto real do custo de vida e eficácia do RSI enquanto rede de segurança

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também