Routers da TP-Link expostos a falha de segurança


Por em

A configuração de um equipamento informático é vista, por vezes, por si só como um verdadeiro “bicho de sete cabeças”. Talvez por haver essa perceção, os fabricantes de equipamentos têm vindo a tentar simplificar ao máximo tudo o que diz respeito a configurações.

Uma das empresas que tem trabalhado nesse sentido, e de forma facilitar a configuração (por vezes complicada) dos seus routers, a TP-Link criou um sistema que basta ao utilizador do equipamento digitar um endereço web para aceder às opções de configuração, em vez de digitar o tradicional endereço IP.

 

No entanto, segundo os últimos relatos, a empresa responsável pelo registo do domínio tplinklogin.net ter-se-á esquecido de renovar o domínio no final do passado mês de maio, o que tem vindo a causar algum desconforto por parte dos especialistas em segurança informática. De acordo com as informações obtidas, os utilizadores que acedem ao domínio tplinklogin.net são redirecionados para um domínio que está, na realidade, à venda e na posse da empresa Above.com podendo a qualquer momento ser adquirido por quem estiver disposto a pagar o preço pedido, algo que pode ser visto como uma oportunidade de utilizadores mal-intencionados e que pretendam usar o endereço para propagar malware.

 

A TP-Link já terá sido notificada desta situação, escusando-se a comentar o assunto referindo apenas vai proceder à alterações nos seus manuais de utilização, algo que, entretanto, pode por em risco milhões de utilizadores de equipamentos que pretendam aceder à configuração simples dos routers da marca.

Entretanto, especialistas de segurança recomenda que os proprietários destes equipamentos evitem aceder ao link e sugeriu mesmo que os ISP’s bloqueiem o acesso ao endereço de forma a evitar situações mais complicadas que possam surgir…

 

Se possui um equipamento desta marca, ou conhece alguém que tenha um router da TP-Link então ajude-o dando-lhe a conhecer a situação partilhando esta notícia.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Código Intel possui falha de segurança que coloca computadores em risco

Hummingbad afecta 10 milhões de dispositivos Android. Origem é empresa legítima.

Seguinte