Router Wi-Fi: experimente já o truque dos dois centímetros!

Tudo conta quase queremos obter mais velocidade na nossa rede sem fios. No entanto isto não é uma tarefa simples. É que afinal de contas existem vários impedimentos a isto. Ou o Router Wi-Fi não está na melhor localização, ou existem outros equipamentos em casa a bloquear o sinal, ou simplesmente temos vários dispositivos antigos ligados à rede. No entanto a boa notícia é que há várias coisas que podemos fazer para melhorar a qualidade do sinal e assim termos mais velocidade. Este truque de que vamos falar a seguir parece simples mas é realmente importante. Assim se tem um Router Wi-Fi experimente já o truque dos dois centímetros.

Router Wi-Fi: experimente já o truque dos dois centímetros!

Este truque não sai do TikTok, nem de qualquer curioso. De facto, foi revelado pelos especialistas em Wi-Fi da Intel. Leva segundos e não precisa de fazer praticamente nada.

Eventualmente pode achar que são necessárias várias coisas para conseguir acelerar a sua rede Wi-Fi. É verdade que em muitos casos isto é verdade. No entanto, nem sempre. Assim com pequenas coisas é provável que consiga colocar a sua rede muito mais rápida.

atrasam o router Wi-Fi, roubar Wi-Fi, router wi-fi coisas perigosas

De acordo com a Intel, mover o seu router Wi-Fi apenas dois centímetros pode melhorar a sua velocidade!

Para além disso, se estiver a utilizar Wi-Fi, reduza ao mínimo o número de objetos sólidos entre o ponto de acesso e o dispositivo que sofre de baixas velocidades, utilizando a linha de visão.

Mover um dispositivo ou uma antena, nem que seja dois centímetros para um lado, pode contornar vários objetos sólidos, fazendo uma enorme diferença.

Aliás, em algumas configurações, apenas mover um centímetro pode ser tudo o que precisa para obter velocidades mais rápidas. Isto porque alguns objetos domésticos são mais prejudiciais para o seu router do que outros.

internet não está a funcionar, Ligar um dispositivo antigo à rede, erro com o router, reiniciar o router wi-fi

Geralmente, qualquer objeto metálico pode interromper a velocidade do Wi-Fi se estiver demasiado próximo. O router emite ondas de rádio e estas são eletromagnéticas. Isso significa que o metal pode absorvê-las e reduzir a força do seu Wi-Fi.

Na prática o melhor é afastar o router de qualquer obstrução e colocá-lo num espaço aberto.

Entretanto não se sinta tentado a tapá-lo por razões estéticas.

Ter o router num armário ou numa caixa pode tornar a Internet mais lenta. Pode também correr o risco de o router Wi-Fi sobreaquecer.

Tal como um computador, o dispositivo tem de estar bem ventilado.

Também é melhor manter o router afastado do chão, se possível.

Embora o chão possa parecer um bom local para colocar o seu router Wi-Fi sobretudo se até arranjou um local onde não dá muito nas vistas, evite isto.

Deve afastá-lo do chão até uma altura de pelo menos um metro e meio se possível. Veja as coisas como uma lâmpada. Quando a ligamos queremos que brilhe o mais possível, e não alumie apenas o chão. Isto é um princípio básico. Quanto mais alto estiver o router melhor será. Isto porque terá menos interferências e obstáculos para ultrapassar.

Mas não é só a altura que é importante. Se possível, coloque o seu router no centro da sua casa. Os routers enviam sinais sem fios em todas as direções, por isso, estrategicamente, colocar o seu router numa localização central ajudará a manter a sua ligação nos limites da sua casa. Para além disso até podemos conseguir ter melhor sinal em determinadas divisões.

rede wi-fi do router

Algumas pessoas mesmo que tenham a possibilidade de colocar o router numa parte mais central da casa por terem as ligações necessárias, preferem colocá-lo num canto da sala ou num sítio onde fica esteticamente melhor mas mais perto da parede que dá acesso à casa do vizinho. Isto é um erro. Não só estamos a tentar outras pessoas a terem acesso à nossa Internet como acabamos por ter falhas de ligação em determinados pontos da casa. Assim evite fazer isto.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Ignorar este alerta sobre o Amazon Prime Day pode sair-lhe caro! 

O Amazon Prime Day vai transformar os dias 16 e 17 de Julho numa verdadeira loucura em termos de compras. É um evento anual...

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados