Router Wi-Fi: peça ao seu operador um router com Wi-Fi 6!

Se vai comprar um router Wi-Fi então muito provavelmente vai ter acesso ao Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6. De facto, são as duas grandes gerações da atualidade e que já disponibilizam velocidades muito interessantes. Mas afinal de contas o que torna o Wi-Fi 6 diferente do Wi-Fi 5? A diferença é assim tão significativa? O que lhe podemos dizer desde já é que vale a pena pedir ao seu operador um router com Wi-Fi 6 e já lhe explicamos porquê.

Router Wi-Fi: peça ao seu operador um router com Wi-Fi 6!

O Wi-Fi 5

O Wi-Fi 5 é a quinta geração do protocolo de redes sem fios e também é conhecida pelo nome 802.11ac. Nasceu em 2014 e trouxe várias melhorias em relação ao Wi-Fi 4 ou 802.11n, incluindo suporte para taxas de dados que excedem um gigabit.

router Wi-Fi 6 operador

Foi também a segunda versão Wi-Fi após o 802.11a a usar a frequência de 5GHz para transmissão de dados. Outras características do Wi-Fi 5 incluem suporte para beamforming, MU-MIMO (multiutilizadores, entrada múltipla, saída múltipla), suporte a largura de canal de 160MHz e quatro fluxos espaciais. Tudo isto trouxe melhorias significativas em relação ao Wi-Fi 4, mas o Wi-Fi 5 não é a cereja no topo do bolo.

Como o nome sugere, o Wi-Fi 6 ou 802.11ax é a sexta geração do Wi-Fi e um sucessor direto do Wi-Fi 5. Introduzido em 2020, ele se baseia no Wi-Fi 5, aprimorando sua taxa de transferência total para lidar melhor com o crescente número de dispositivos sem fio em residências e escritórios corporativos, incluindo produtos de IoT, como equipamentos domésticos inteligentes.

O Wi-Fi 6

O Wi-Fi 6 usa bandas de frequência sem fios de 2,4 GHz e 5 GHz para transmissão de dados e inclui várias atualizações incrementais em relação às gerações anteriores de Wi-Fi, como OFDMA (acesso múltiplo ortogonal por divisão de frequência), uma versão melhorada do MU-MIMO, a função Target Wake Time (TWT) para poupança de bateria em dispositivos móveis e IoT e a encriptação WPA3 para melhor segurança. Todas essas atualizações tornam o Wi-Fi 6 em algo que garante mais velocidade e estabilidade.

router, wi-fi

Wi-Fi 5 vs. Wi-Fi 6

O Wi-Fi 6 baseia-se no Wi-Fi 5. Como resultado, há muitas semelhanças entre as duas gerações de Wi-Fi. No entanto o Wi-Fi 6 chega com versões melhoradas de várias tecnologias Wi-Fi 5. Algumas das diferenças mais significativas entre as duas gerações de Wi-Fi estão na capacidade de se ligar a um grande número de dispositivos, no uso de bandas de frequência sem fios, na capacidade de transferir ou receber vários fluxos de dados, na velocidade dos dados e no suporte a MIMO.

Um dos destaques do Wi-Fi 6 é a tecnologia OFDMA. É uma variante da tecnologia OFDM (multiplexação ortogonal por divisão de frequência) presente no Wi-Fi 5. O OFDMA ajuda o Wi-Fi 6 com uma codificação de dados mais eficiente e melhor uso do espectro sem fio, permitindo que até 30 clientes partilhem um canal simultaneamente. Assim os routers Wi-Fi 6 podem lidar melhor com o congestionamento da rede causado por várias solicitações simultâneas de dispositivos ligados. Para além disso destaca-se uma menor latência. Em comparação, o OFDM só pode se ligar a um dispositivo por canal. Portanto, não é tão eficiente a lidar com solicitações simultâneas.

Outra função do Wi-Fi 6 que faz a diferença no mundo real é o suporte para oito fluxos espaciais. Isto garante velocidades de dados mais rápidas.

As velocidades

Combinado com o suporte para bandas de frequência dupla, o OFDMA e mais fluxos espaciais ajudam o Wi-Fi 6 a oferecer uma taxa de dados máxima de 9,6 Gbps. Por outro lado, o Wi-Fi 5 chega 6,9 Gbps. Claro que isto não significa que iremos atingir estes valores. No entanto o que sabemos é que teremos uma taxa de dados muito mais rápida com o Wi-Fi 6 do que com o 5.

Para além disso é possível lidar com mais eficácia contra interferências dos vizinhos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Lê também

Os Roomba são incríveis? Sim, mas podes gastar menos dinheiro

Durante anos, ter um aspirador robot era quase viver...

Pensa duas vezes antes de dormir com Earbuds ou Auscultadores

Há quem adore adormecer a ouvir música, podcasts ou...

O iPhone é que vai aguentar os preços em 2026. Tem piada!

Ultimamente só se fala de aumentos de preço, devido...

5 sinais de que está mesmo na hora de trocar de smartphone

Os smartphones estão cada vez mais caros, chegando por...