Root, CWM e ROMs no Galaxy S2 (GT-I9100)

142213
15
Share:

Neste post vamos explicar todos os passos que precisa de seguir para fazer Root, instalar Recovery (CWM) e instalar também uma ROM personalizada. Este tutorial vai ser-lhe muito útil em duas situações:

  • Quando o seu Galaxy ainda se encontra como veio de fábrica.
  • Quando algo correu mal enquanto instalava ROMs e modificava coisas no seu equipamento e quer fazer uma recuperação total do seu equipamento.

[toggle title=”Aviso Importante”]Embora estes procedimentos já estejam mais que testados e garantidos como seguros (se os passos forem todos seguidos à risca), nunca é de mais relembrar que qualquer aplicação deste tutorial está literalmente à responsabilidade do utilizador.[/toggle]

Efectuar Root e instalar CWM (ClockWork Mod)

1- Antes de efectuar qualquer download terá de desinstalar qualquer driver associado à Samsung e o programa Kies.

2- Fazer o download do Odin 1.85 e Drivers Samsung e efectuar as respectivas instalações. (O Odin basta extrair)

3- Fazer o download do kernel Siyha versão Gingerbread (Android 2.3) ou Ice Cream Sandwich ( ICS, 4.0)

4- A próxima etapa é colocar o telefone em Download Mode. Para isso terá de desligar o telefone e depois de desligado primir Volume Down + Home + Power Button até que apareça a imagem em baixo. Depois, para passar para a imagem da direita apenas terá de pressionar o botão Volume Up.

Root Galaxy S2

5- Abrir o programa Odin no PC e ligar o cabo USB ao telefone e ao computador. Nesta altura será melhor confirmar se na caixa de mensagens da janela do Odin apareceu a mensagem “Added”.

6- Clicar no botão “PDA” e seleccionar o ficheiro Siyah, do qual fizeram download no passo nº3. Para finalizar este passo será extremamente importante verificar que apenas as opções Auto Reboot e F. Reset Time estão seleccionadas.

7- Se tudo estiver correcto até aqui poderá então efectuar o root no seu equipamento clicando no botãoStart. Se seguiu todos os passos à risca e correr tudo bem, o Odin iniciará o flash do seu telefone e no final irá ficar com a cor verde, para finalizar o processo o seu telefone irá reiniciar-se automaticamente. Depois de acabado o processo o seu telemóvel irá ficar com o Root e também com a ClockWork Mod (CWM). Para aceder à CWM apenas terá de manter pressionadas as teclas: Volume Up + Home Button + Power Button (enquanto o telemóvel está desligado).

[toggle title=”Aviso Importante”]Devemos também alertar que no final de todo este procedimento o seu equipamento vai passar a ter o famoso triangulo amarelo quando inicia, mas em nada afecta o seu funcionamento. Caso pretenda retirar esse mesmo triangulo basta fazer uma curta pesquisa no XDA-Developers para descobrir como faze-lo.[/toggle]

Instalar ROM personalizada

1- O primeiro passo a realizar será efectuar o download da ROM escolhida para ter no seu equipamento. Existem vários sites e fóruns com ROMs disponíveis, nós recomendamos o fórum XDA-DEVELOPERS (se não estiver à vontade com a escrita em inglês nós teremos todo o prazer de o ajudar). O ficheiro da ROM terá de ser obrigatoriamente um ficheiro .zip.

2- Ligue o seu telemóvel ao computador e copie o ficheiro Zip para a memória do seu equipamento (não importa se é para o cartão de memória ou para a memória interna).

3- Desligar o telemóvel e voltar a ligar mas desta vez em Recovery (ClockWork Mod), para efectuar este passo precisa ficar a premir Volume Up + Home Button + Power Button, até que surja o ecrã presente na imagem de baixo.

ROM personalizada Galaxy S2

4- Este é um passo opcional, mas extremamente aconselhado! Clicar em Backup/Restore para efectuar uma cópia de segurança da sua ROM actual, desta forma vai conseguir recuperar tudo mesmo que algo corra mal. Depois de abrir esse menu irão aparecer todas as possíveis opções para efectuar essa cópia de segurança.

5- Após fazer o backup é importante certificar-se que não ficam instalações ou registos pendentes da ROM anterior que possam contaminar a vossa nova instalação. Para isso aconcelhamos sempre a realizar um wipe completo, realizando estes três passos:

  • seleccionar a opção Wipe Data/Factory Reset
  • seleccionar a opção Wipe Cache Partition
  • seleccionar a opção Advanced e depois a opção Wipe Dalvik Cache

6- Depois de realizados estes 3 wipes estará pronto para prosseguir para a instalação da sua nova ROM. Para isso seleccione a opção Install Zip From SDcard e de seguida seleccionar a opção Choose Zip From SDcard ou Internal SDcard (depende do sitio para onde copiou a sua nova ROM) e escolher o ficheiro .zip previamente copiado para o seu telemóvel.

Quando surgir no ecrã uma mensagem a dizer que a ROM foi instalada com sucesso poderá reiniciar o seu equipamento. A partir deste momento o seu Samsung Galaxy S2 irá estar com uma nova cara e basta agora personaliza-lo a seu gosto.

[toggle title=”Aviso Importante”]O processo de inicialização do equipamento irá ser um pouco mais demorado na primeira vez que iniciar uma ROM, por isso não se assuste caso demore alguns minutos.[/toggle]

ROM personalizada Galaxy S2

Conseguiu seguir este procedimento sem problemas? Ficou satisfeito com o resultado?

Se tiver alguma dúvida ou preocupação, simplesmente deixe-nos um comentário, teremos todo o prazer em ajudar! Saiba mais sobre o tipo de ROMs disponiveis para o Samsung Galaxy S2!

Share:

15 comentários

  1. Sérgio Ramos 15 Abril, 2013 at 17:15 Reply

    Ora aí está! 🙂 Era mesmo isto que se precisava. Continuação do bom trabalho.

    ps. os links não estam funcionais

    • Vitor Urbano 15 Abril, 2013 at 19:02 Reply

      Peço imensa desculpa! Erro meu, já tinha os links comigo à algum tempo e não os verifiquei, durante a noite de hoje irei corrigir os links 🙂

    • Sérgio Ramos 16 Abril, 2013 at 03:27 Reply

      Perfeito :)) A bombar com ThunderBolt ROM V7. Darei feed back com assim que experimentar melhor. GOOD JOB

    • Sérgio Ramos 19 Abril, 2013 at 17:56 Reply

      Aqui vai.
      3 dias de utilização desta nova ROM e apesar de não a ter explorado na totalidade, já estou em condições para expressar a minha opinião.
      Comecemos pelo procedimento de instalação:
      Bastante completo e detalhado, tipico de ' Installer for Dummys' acessivel até aos mais leigos.
      Um único reparo aqui para a salvaguarda dos contatctos via conta Google, uma vez que desinstalado o Kies fica mais complicado retoma-los.
      Uma vez instalada tem-se a imediata percepção da sua extrema fluidez, excelente sintonia gráfica acompanhada de extrema rapidez. Quase zero lag de transição (semelhante aos dispositivos IOS) 🙂
      Iniciando a sua 'exploração' confirmamos o cuidado do 'cook' em manter a simplicidade de utilização assim como as múltiplas opões de personalização com a única excepção no menu 'Back-up and restore' não possibilitar a sincronização associadas á Google Account (ou então ainda não a descobri)
      O 'theme' utilizado é o do Xpéria, gostos aparte, gosto do lay out da Sony desde as cores utilizadas ao grafismo dos icones.
      A minimização de processos a correr em background ajuda em muito ao prolongamento da bateria. Para se ter noção, com uma utilização semelhante com a anterior Rom não chegava ao fim do dia sem ter de recorrer ao carregador. Hoje aguenta o dia todo.
      As aplicações incluidas são as normais no Universo Android salientando a Flipboard e o novo Google Now. Uma concentra feeds das diferentes redes sociais e a outra concentra informações diversas desde a normal meteorologia á possibilidade de efectuar pesquisas por voz. Claro está tudo personalizavel.
      Em relação á camara, saliento a rapidez e a qualidade do resultado final. Modo HDR selecionavel apartir do touch/focus do ecra. Peca por falta de definões via menú.

      Conclusão:
      Pequenas correcções linguísticas nos menus assim com a sincronização com a Google account afecta ao utilizador, são as únicas notas menos positivas. O que para a imensidão de mais valias, são quase insignificantes.

      Ps: Menu Perfomance Control pareceu-me um utilitario para proceder a overcloking mas não deixa interagir com os sliders :/

    • Vitor Urbano 19 Abril, 2013 at 18:46 Reply

      Muito obrigado pelo feedback Sérgio!

      Por vezes existem pequenas falhas nas ROMs, pois deve ser extremamente complexo conseguir personalizar e alterar tantas funcionalidades sem que escape qualquer pormenor. E por isso isso a melhor opção é sem dúvida recorrer ao próprio tópico criado no XDA para verificar se mais utilizadores experienciaram o mesmo tipo de problema, e caso não exista qualquer tipo de referência, entrar em contacto com o developer. 🙂

      Quanto aos contactos, não deveria ter qualquer tipo de problema caso utilize uma conta GMail, pois não importa qual a ROM ou dispositivo que utilizaa para iniciar sessão, uma vez feita a sincronização ficará com todos os contactos disponíveis novamente.

      Em relação ao "theme" ou "launcher", caso queira realizar mais algumas experiências poderei recomendar a leitura de alguns artigos que lhe poderão apresentar mais algumas alternativas, que em simultâneo com a nova ROM poderá trazer ainda mais benefícios à sua experiência Android:

      http://www.androidblog.pt/2013/01/launcher-para-android/

      http://www.androidblog.pt/2013/04/everything-me-um-launcher-totalmente-dinamico/

    • Sérgio Ramos 9 Maio, 2013 at 23:39 Reply

      Boas Vitor,
      Instalei o Nova Launcher assim como o Everything Launcher. O Nova é excelente, rápido e funcional e mais personalizavel. O EL tem um bom conceito mas para alem de consumir muitos mais recursos não é tão prático e fluido.Ganha no campo estético.
      Já agora sabe me dizer se a aplicação Performance Control incluida na Rom é personalizavel ? Parece-me ser um utilitário que possibilita praticas de overclocking, mas os sliders não são moviveis :/
      Vi o sua analise ao HTC One no Telemoveis.com. Bastante interessante, provavelmente este será o mais 'Iphone' dos android's. Não fosse o aparecimento recente do S4 e seria sem hesitar o meu próximo Gadget.
      Regards from Portugal

    • Vitor Urbano 10 Maio, 2013 at 19:17 Reply

      Olá Sérgio!
      Sim, na maioria das ROMs é esse mesmo o propósito da aplicação. Contudo, eu próprio já me deparei com várias ROMs que por vezes a aplicação não funcionava correctamente (possívelmente por alguma falha ao flashar a ROM ou simples bug..). Ás vezes limpar o cache e o dalvik cache resolve o problema, outras nem por isso.. mas acho que não perderá nada em experimentar. 🙂

      Quando ao HTC One, na minha opinião pessoal acho que será de certa forma injusto comprar qualquer Android ao Iphone, mas julgo que até agora a HTC conseguiu finalmente dar uma volta de 180º na forma de pensar e finalmente trouxe o melhor smartphone lançado para o mercado até hoje. Pelo menos depois de brincar um bocado com um HTC One, foi a real sensação com que fiquei! 😛

      Abraços

  2. Sérgio Ramos 15 Abril, 2013 at 17:15 Reply

    Ora aí está! 🙂 Era mesmo isto que se precisava. Continuação do bom trabalho.

    ps. os links não estam funcionais

    • kammi leee 3 Junho, 2014 at 18:09 Reply

      Ajuda!
      após clicar em Start o telemovel fica a piscar uma imagem de um Ying Yang eternamente…
      o que se passa? ²²²²²

  3. kammi leee 3 Junho, 2014 at 18:12 Reply

    Ajuda!
    após clicar em Start o telemovel fica a piscar uma imagem de um Ying Yang eternamente…
    o que se passa? ²²²²²²

  4. kammi leee 3 Junho, 2014 at 18:26 Reply

    1- O primeiro passo a realizar será efectuar o download da ROM escolhida para ter no seu equipamento. Existem vários sites e fóruns com ROMs disponíveis, nós recomendamos o fórum XDA-DEVELOPERS (se não estiver à vontade com a escrita em inglês nós teremos todo o prazer de o ajudar). O ficheiro da ROM terá de ser obrigatoriamente um ficheiro .zip.
    Estou com dificuldades………

Deixe uma resposta