O mundo da tecnologia é, por vezes, incrível. Dito isto, a Hyundai Motor Group está a levar alguma da sua tecnologia mais recente para o campo. Mais concretamente, a gigante sul-coreana assinou um acordo com a Administração de Desenvolvimento Rural da Coreia (RDA) para introduzir o X-ble Shoulder.
O que é isto? É um exoesqueleto robótico pensado para aliviar a carga física dos agricultores e tornar o trabalho agrícola mais seguro e eficiente. Ou seja, é um robô que podes vestir.
Algo muito interessante, que pode começar a aparecer um pouco por todo o lado. Aliás, mesmo fora do trabalho, este tipo de produto pode ser utilizado no dia-a-dia para ajudar pessoas com mobilidade reduzida.
Pode ser o início de algo muito bonito.
Um robô vestível?
Isto ainda é coisa rara, mas no futuro, pode deixar de o ser.
Dito tudo isto, o X-ble Shoulder foi desenvolvido pelo Robotics LAB da Hyundai e é basicamente um robô vestível que reduz o esforço nas articulações, especialmente nos ombros.
Em testes feitos em ambiente real, os sensores mostraram que a ativação muscular do deltóide caiu 22% durante tarefas pesadas. Na prática, significa menos desgaste físico e maior proteção para quem passa horas a trabalhar no campo.
Tecnologia com impacto direto na saúde das pessoas, e na produtividade.
O objetivo desta parceria passa obviamente por dar mais qualidade de vida aos agricultores e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência das explorações.
A Hyundai e a RDA vão organizar testes, demonstrações e sessões educativas para acelerar a adoção desta tecnologia. A ideia é que os agricultores possam trabalhar mais tempo com menos esforço físico, contribuindo também para práticas mais sustentáveis.
A seguir vamos ter o quê?
Este não é o primeiro teste do X-ble Shoulder.
Desde o lançamento, em novembro de 2024, a Hyundai tem vindo a aplicar o exoesqueleto em setores como a construção, a indústria transformadora e até na aviação, com a Korean Air a ser uma das primeiras a receber a tecnologia.
Agora, com a agricultura como novo campo de testes, a Hyundai mostra que os robôs vestíveis podem ser uma peça fundamental em várias áreas da economia.
Seja numa fábrica, num estaleiro naval ou no meio de uma plantação, a verdade é que estamos cada vez mais perto de ver estes exoesqueletos como ferramentas de trabalho comuns. Algo positivo, porque em vez de substituir humanos por máquinas, estamos a ir por um outro caminho bastante mais interessante, que protege todos os campos.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!