Review: SSD BlueRay 120GB – rápido mas barato!


Por em

A marca BlueRay é ainda muito recente no mercado. Por isso decidiu entrar não com performance bruta, mas com preços extremamente aliciantes para conseguir competir com marcas como a Samsung, Crucial, SanDisk ou até a Intel. Dito isto, hoje vamos falar do SSD BlueRay M7B 120GB, que pode encontrar actualmente por cerca de 35€, no mercado nacional.

Introdução

De forma a responder às exigências do mercado, numa altura em que os preços dos SSDs têm estado exageradamente inflacionados.

Eis que a marca Blueray anunciou o lançamento do SSD M7B com tecnologia 3D NAND TLC produzida pela Micron.

Com grande durabilidade e baixo consumo de energia, a 3D NAND TLC é uma das memórias mais utilizadas nos discos de ultima geração, aumentando a capacidade geral dos SSD, além do desempenho e fiabilidade.

Esta drive SSD é até 4x mais rápida que os discos rígidos tradicionais!

Estes SSD possuem excelentes velocidades de leitura e escrita! Permitindo um tempo de inicialização do PC extremamente rápido, bem como melhorando o tempo de resposta de todas as aplicações instaladas na drive.

Tudo isto a um preço extremamente competitivo!

Design

É ultra leve, tem apenas 7mm de espessura e utilizando o formato padrão da industria de 2,5”!

Ou seja, quer pretenda actualizar um portátil ou um torre. A instalação é extremamente rápida, visto que este SSD utiliza a interface SATA III 6Gbps.

Este SSD da Blueray está disponível em três versões, 120GB, 240GB e 480GB.

A marca afirma que a velocidade de leitura está acima dos 563 MB/s e que a de escrita atinge os 511MB/s! Oferecendo a melhor relação desempenho/preço no mercado até agora.

Performance e Especificações

O Blueray M7B suporta a funcionalidade Windows TRIM, que é capaz de libertar blocos livres. Permitindo que o sistema operativo os use mais tarde na escrita de dados.

Além disso, a tecnologia de optimização permite a aceleração do desempenho de escrita / leitura, reduzindo o desgaste da unidade. Aumentando por consequência o tempo de vida útil da unidade de armazenamento.

Tem ainda um algoritmo inteligente de gestão, que possui funções como a recolha de lixo, que garante a eficiência das operações. Contando ainda com a funcionalidade ECC (Código de correcção de erro), que aumenta a fiabilidade das transferências de dados.

E claro que graças à tecnologia 3D NAND TLC, o SSD Blueray M7B é extremamente resistente ao choque, sendo uma excelente protecção aos seus dados, isto sem um grande investimento monetário.

Review

Nós na Leak estamos a tratar de um guia de montagem, com componentes fornecidos pelos nossos parceiros AlienTech, CoolerMaster e Gigabyte.

Por isso, a AlienTech decidiu aproveitar para nos desafiar a testar este novo SSD Blueray de 120GB, para ver o que realmente vale no mundo real.


Nota do redator – O guia de montagem e testes da máquina propriamente dita estão a caminho! Fiquem com um ‘teaser’ do que para aí vem 😛

SSD Blueray review

 


Testes

Em suma, como podem ver pelos resultados acima. A performance é realmente bastante boa tendo em conta o preço! E não foge muito aquilo que a marca afirma.

Claro que não chega aos calcanhares de um Samsung Evo 860 ou equivalente! Mas em paralelo também não chega nem de perto aos preços praticados por essas marcas.

No fundo, temos aqui um excelente SSD ‘budget’, para meter em sistemas que tenham de cumprir um orçamento rigoroso.

Ou seja, a grande solução para máquinas entre os 500-800€! Que desta maneira não precisam de ‘cortar’ noutros locais da build, talvez mais importantes, como o CPU ou o GPU, para tentar ter um disco ultra-rápido.

Se estiverem interessados, podem encontrá-lo aqui!

SSD Blueray review

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware, Reviews

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Meitu T9: o especialista em selfies chega a 27 de Junho

Xiaomi já abriu loja na França e Itália é o país que se segue

Seguinte