Nintendo Switch: Finalmente chegou às nossas mãos

6461
0
Share:

A Nintendo Switch é a consola mais recente da Nintendo e foi lançada no dia três de março em território nacional. Apesar da Nintendo estar a fazer o seu melhor para reabastecer as lojas com estas consolas, elas encontram-se praticamente esgotadas em todo o país sendo muito difícil a aquisição de um exemplar. A Leak comprou um destes “brinquedos” e nas próximas linhas vamos revelar se todo o hype à volta desta consola é justificado.

Nintendo Switch

 

Nintendo Switch: O conceito

O que é mais atrativo nesta consola é o seu conceito. Tecnicamente é uma consola para usar em casa, mas ao mesmo tempo em mobilidade. Na realidade, a facilidade com que a consola se transforma numa consola doméstica é incrível. Basta que a coloquemos na dock e poucos segundos depois podemos continuar a jogar na nossa televisão ou monitor.

Nintendo Switch

Nintendo Switch: Os títulos

Mas o que é certo é que uma consola é tão boa quanto a quantidade e a qualidade de títulos disponíveis para a mesma. Neste momento, já existe um catálogo de jogos interessantes. Os de maior destaque são Zelda Breath of the Wild, Mario Kart 8 Deluxe, Arms, Splatoon 2 e Ultra Street Fighter II.

O futuro também parece bastante risonho visto que este ano vão ser lançados jogos como: Monster Hunter XX, Mario + Rabbids Kingdom Battle, Xenoblade Chronicles 2 e Fire Emblem Warriors.

Nintendo Switch: Design

A Nintendo Switch tem um design muito interessante. Sem os joycons ligados, a consola à primeira vista parece um tablet. O design dos joycons permite uma experiência de jogo confortável e ainda não sentimos necessidade de adquirir o comando Pro. Caso pensem em adquirir uma Switch aconselhamos primeiro a passarem algum tempo com os joycons. É que na realidade pode  não se justificar a compra de um comando Pro.

 

Um dos aspetos que poderia ser melhorado é a doca. É que este acessório parece estar aquém dos  standards da consola e parece ser bastante frágil.

Importa salientar que o facto da doca não apresentar uma grande qualidade fez com que vários utilizadores ao colocarem a Switch na mesma riscassem o ecrã. Por esse motivo, uma película em vidro temperado é um acessório obrigatório para a Switch. 

Nintendo Switch: Ecrã

Esta consola apresenta um ecrã IPS de 6.2 polegadas com uma resolução de 1280×720. Apesar de ser uma resolução baixa permite uma imagem bastante nítida.

É um ecrã que se comporta muito bem, mesmo sobre a luz solar direta, permitindo uma boa experiência de jogo tanto dentro de casa como na paragem do autocarro.

Sendo um ecrã IPS apresenta cores vivas e um grande contraste.

 

Som

A consola, para um dispositivo portátil, contém boas colunas. Apenas em locais com algum barulho, como cafés, é que o som deixa de ser perceptível. Ainda assim, o som que transmite tem uma qualidade elevada comparada com outros dispositivos móveis.

Desempenho e especificações

O que torna a Switch num poderoso dispositivo é o Nvidia Tegra, personalizado para a Nintendo, e que garante um processamento gráfico muito interessante.

A consola tem uma capacidade de 32 GB sendo que apenas 25 destes estão disponíveis para uso. Por isso, se pensam comprar alguns jogos no formato digital, terão obrigatoriamente de comprar um cartão Micro SD para expandirem a memória da consola. A título de exemplo, jogos como o Dragon Quest Heroes 2 ocupam logo 32 GB.

Software

O software desta consola é bastante minimalista mas eficaz para fazer todas as tarefas que lhe compete. Assim é muito fácil percorrer a biblioteca de jogos e aceder à loja.

Autonomia

Durante três horas poderão jogar títulos muito exigentes como o Zelda Breath of the Wild. Caso optem por jogos que não exijam tanto poder de processamento gráfico a bateria poderá durar até seis horas.

É possível carregar a bateria da Switch em três horas.

 

Veredito

A Nintendo Switch é uma consola incrível que permite levar a experiência de jogo doméstica para todo lado. Ainda assim e como devem imaginar não tira o lugar a consolas como a Xbox One e Playstation 4, que apesar de mais antigas têm mais poder gráfico que a Switch. Tudo é uma questão de mobilidade e de jogos.

Se querem um equipamento que vos garanta uma boa experiência de jogo em casa e fora dela, então a Switch é o que procuram. Se por outro lado, preferem limitar a experiência de jogo à vossa casa e não são assim tão fãs de Mario, Zelda e companhia, então escolham as soluções concorrentes. 

Design9.7
Ecrã8.7
Desempenho9.4
Autonomia8.5
Relação Qualidade/Preço7.9
A Switch é uma consola incrível que permite levar a experiência de jogar numa consola caseira para todo lado mas que mesmo assim não tira o lugar a consolas como a Xbox One e a Playstation 4, que apesar de terem saído à alguns anos têm mais poder gráfico que a Switch.
8.8
Share:

Dê a sua opinião