Review – Monitor 4k Philips Brilliance 328P6VJEB

cof

Sem dúvida que um monitor 4K pode ser excelente para a produtividade… No entanto, é um luxo que não tem estado ao alcance de todos, ainda por cima quando vai estar olhar para mais de 8 milhões de píxeis! Em que vai precisar de um ecrã com um tamanho considerável, provavelmente acima das 30”.

Mas como já deve ter percebido, os painéis 4K estão a começar a aparecer em todo o lado. O preço está mais baixo, e por isso cada vez mais a escolha do consumidor recai numa televisão 4K para a sua sala.

Então e os monitores ?

Monitor 4K Philips Brilliance 328P6VJEB review
O Philips 328P6VJEB no meio dos meus ‘velhos’ monitores de 22”

Um monitor é um periférico muito mais especializado do que uma TV normal. Por isso é normal que os monitores apresentem características mais viradas para o Gaming, como maiores taxas de actualização ou um tempo de resposta mais baixo.

Ou para o lado da criatividade/produtividade com um leque de cores bastante mais amplo, que precisa de estar em acordo com o mundo real para apresentar imagens bonitas mas fidedignas.

É preciso ter em conta que o mercado de monitores nos últimos anos tem evoluído de forma explosiva, com a introdução de ecrãs Ultra-Wide 21:9, ecrãs curvos, resolução 4K+ e ainda a introdução de tamanhos acima das 40”.

Em paralelo, os monitores de 120Hz+ e tecnologias de sincronização adaptativa também ficaram mais ao alcance da carteira dos consumidores, por isso estamos agora numa excelente altura para comprar monitor, com várias opções de várias marcas.


Em virtude disso, a Philips resolveu lançar o Brilliance 328P6VJEB ! É um monitor 4K com precisão e qualidade de cor brutal num painel de 32”, tudo isto a um preço bastante competitivo como já tiveram a oportunidade de ler nas nossas primeiras impressões.

Por isso, vamos lá avançar com a review !

Caixa e Unboxing

Design

Monitor 4K Philips Brilliance 328P6VJEB review
Philips 32” à esquerda em comparação com o AOC 24” 144hz

Numa tentativa de manter o preço baixo, a Philips apresenta um design bastante modesto, combinando elementos pretos e cinza num corpo plástico, isto mantendo umas margens bastante grandes.


Ou seja, não é o monitor mais sexy do mercado, mas não é por isso que deixa de ser um monitor bonito.


Não se deixe enganar, a Philips está no mercado há muitos anos, e sabe exatamente o que está a fazer. A qualidade de construção é muito boa, apesar de todo o plástico usado.

Mas precisa de ter atenção! Se pretende actualizar o seu actual monitor, tire primeiro as medidas à sua secretária, porque depois de completamente montado irá contar com uma ‘besta’ de 742mm x 657mm x 270mm.

O Suporte

A montagem é extremamente fácil !

O braço é ligado à base com apenas um parafuso em que nem sequer precisa de uma chave, é só rodar com os dedos. Depois basta ligar ao ecrã usando a interface de montagem VESA.

O monitor fica bem fixo, por isso pode escrever furiosamente no seu teclado, que não irá sentir qualquer tremor no ecrã.

Além disso, pode personalizar completamente como quer que o monitor fica, mais alto, mais baixo, de pé, mais ou menos inclinado. Tudo isto com 180mm de ajuste de altura, ajudes giratório até aos 170º e ainda inclinação entre -5º e +20º.

Menu de configuração

Tenho visto por essa Internet fora que vários reviewers não gostam do painel de configuração. Ou porque os botões não dão feedback (são sensíveis ao toque), ou porque o menu é cinzento e vê-se mal.

Eu sou sincero, sempre tive monitores ‘budget’ em que o menu era terrível, por isso não tive qualquer problema com este!

Achei muito responsivo e simples, dos melhores que já vi. Além disso, não é algo que o utilizador tenha de usar todos os dias, por isso mesmo que fosse muito mau, não acho que seja assim tão relevante para a compra.

Especificações

Monitor 4K Philips Brilliance 328P6VJEB review

O grande foco da Philips com este monitor, foi o aumento de produtividade!

Daí o tamanho de 32”(31,5”) com a resolução 4k de 3840 x 2160 UHD. Em que poderá conseguir usar o Windows 10 com um fator de escala de 100%, mas pessoalmente acho bastante mais agradável entre 125-150%.

Um monitor deste tamanho é extremamente benéfico, pode navegar com 2 páginas web abertas ao mesmo tempo sem qualquer problema, fazer processamento de dados em folhas excel gigantes, ou até trabalhar numa linha cronológica em edição de vídeo sem perder qualquer pitada.

Vai perguntar a si mesmo, “Como é que vivi todo este tempo com um monitor de 20” ???”.

Além de tudo isto, a Philips inclui a tecnologia MultiView, que permite dividir o ecrã entre dois aparelhos ligados ao mesmo monitor. Uma solução bastante satisfatória se não possuir um monitor extra.

Além disso, consegue atingir os 300 nits de luminosidade! Isto com uma rácio de contraste de 3000:1 e um acabamento pensado para reduzir a reflexão de luz.

Consegue cobrir cerca de 95% da gama de cores NTSC!

Claro que para tentar apresentar um bom monitor a um bom preço, a Philips decidiu não incluir tecnologias de sincronização neste painel de 60Hz. O que tendo em conta o foco na produtividade e criatividade não é muito grave.

Os ângulos de visualização são muito bons, ao nível de ecrãs IPS. Incluíndo também colunas integradas e um hub USB com quatro entradas USB.

  • Em que uma até suporta carregamento rápido.

A nível de entradas de imagem, este monitor tem imensa escolha ! Isto com entradas HDMI(1x) 2.0(1x), DisplayPort 1.4(1x), DVI(1x) e ainda uma velhinha VGA para o pessoal mais ‘old school’.

Qualidade de imagem e consumo de energia

Monitor 4K Philips Brilliance 328P6VJEB review
Feito para trabalhar, mas quem disse que não podia jogar ? League of Legends em 4K eheh

A Philips não brinca neste campo!

Afinal de contas, o Brilliance 328P6VJEB consegue:

  • 100% na cobertura da gama sRGB.
  • 92% na gama AdobeRGB.
  • Média de 2.15 na precisão de cor.
  • 300 nits de brilho.
  • Nível de pretos de 0.19.

O que é realmente impressionante!

Consumo energético

Este monitor é bastante poupado, ainda mais se tivermos em conta o seu tamanho! Com 21w de consumo com fundo preto, e 32w com fundo branco.

Conclusão

A Philips tem como alvo os consumidores ‘Pro‘ que procuram um monitor grande, com todos os essenciais! Mas que ao mesmo tempo não quebre a sua contra bancária.

Aparentemente conseguiu cumprir a sua missão com sucesso!

Isto com um produto com uma gama de cores ampla, um excelente contraste, bem como excelentes ângulos de visualização. Tudo isto num pacote que até nem é caro para o seu mercado alvo!

Em suma, se precisa de um monitor 4K para trabalhar, mas não pretende gastar o seu subsidio de férias. Então talvez deva olhar para este Philips Brilliance 328P6VJEB.

Se quiser saber mais acerca deste monitor, clique aqui.


Monitor 4K Philips Brilliance 328P6VJEB review