Review – Logitech MX Keys S e MX Anywhere 3s

A Logitech é uma fabricante muito conhecida no mundo dos computadores, por ser capaz de fazer tudo, ou pelo menos quase tudo, especialmente no campo dos periféricos. Afinal, temos produtos para todas as gamas, para todos os gostos, e claro, para todas as carteiras. Porém, é inegável que a Logitech tem feito um trabalho extraordinário, e diferenciado, na parte dos periféricos focados na produtividade.

Onde claro está, temos de destacar o teclado MX Keys, e os ratos MX Master e MX Anywhere. Pois bem, hoje temos as mais recentes versões do teclado, o MX Keys S, e do rato mais focado na parte mobile, o MX Anywhere 3s. Vamos tentar perceber o que mudou?

Review – Logitech MX Keys S e MX Anywhere 3s

Portanto, a Logitech decidiu renovar o seu teclado MX Keys originalmente lançado em 2019, ao lançar agora o MX Keys S. Além disso, também lançou novas versões dos ratos MX Master, agora na versão 3s, e claro, do rato MX Anywhere, agora também na versão 3s.

O que mudou?

Visualmente muito pouco!

- Advertisement -

Todos os produtos são muito parecidos aos seus antecessores. O que na minha opinião não é necessariamente um ponto negativo. Afinal, em equipa que ganha, pouco ou nada se mexe. Aliás, as poucas diferenças que podemos ver no campo visual também nos mostram o grande foco que a Logitech teve neste lançamento. A ideia foi otimizar, e não revolucionar.

As grandes novidades nem estão na parte do hardware, mas sim no lado do software, com todos os produtos a virem acompanhados com uma suíte completamente atualizada (Logitech Options+), agora com suporte à funcionalidade Smart Actions. O que é isto? Bem, vai ser possível automatizar tarefas, e por isso, melhorar o flow da sua produtividade, a partir do toque de um simples botão.

Claro que não estamos a falar de produtos baratos. Mas… Se quer qualidade, e quer funcionalidades extras, já sabe que vai ter de pagar. Vamos por partes?

MX Keys S

Pois bem, como dissemos em cima, ao nível do aspeto, as coisas estão mesmo muito parecidas com o MX Keys S a chegar ao mercado em dimensões muito parecidas ao modelo original de 2019, e claro, num design que também não foi revolucionado.

Dito isto, é um teclado ultra-slim, na realidade muito similar ao teclado Apple Magic Keyboard, robusto, e que se sente pesado (770g) graças a toda a sua qualidade de construção. Algo positivo, visto que um teclado não serve para treinar os seus braços, mas sim para estar quieto na sua mesa.

Continua a ser um teclado com uma autonomia de bateria muito decente (10 dias com iluminação ligada e 5 meses com ela desligada), e capacidade de ser utilizado ao mesmo tempo que é carregado a partir de uma porta USB-C, que se situa logo ao lado do botão de ligar e desligar.

O MX Keys S tem agora uma retroiluminação melhorada, que se continua a ligar de forma automática assim que as suas mãos se aproximam do teclado.

Quando ao “feeling” de escrita, cada tecla continua a contar com uma concavidade para um maior conforto, e claro, todos os “cliques” continuam silenciosos, mas com um bom feedback tátil. Felizmente, todo o corpo é feito de alumínio, o que passa um feeling extremamente premium enquanto usa o teclado, seja para trabalhar, ou na loucura, até para jogar.

Tudo isto parece muito similar ao passado, correto? Bem, vamos olhar para aquilo que mudou!

Pois bem, como dissemos em cima, a iluminação está agora mais poderosa, e mais reativa, visto que é capaz de se adaptar à luz ambiente. Além disso, temos agora um botão para emojis, que é muito similar ao botão que podemos encontrar no teclado Logitech POP. Além disso, temos também um botão para silenciar o seu microfone, e até um botão para a funcionalidade Speech-to-Text. (Não existe microfone no teclado em si!)

MX Anywhere 3s

Aqui temos uma história muito similar!

O MX Anywhere 3 já era um rato focado na produtividade, e na mobilidade, simplesmente incrível. Por isso, as mudanças no hardware em si não saltam à vista. Até porque a maior mudança na construção está numa melhoria no feedback audível de cada clique. Odeia pessoas com ratos que fazem demasiado barulho? Bem, a Logitech teve isso em conta, e melhorou o mecanismo de resposta aos cliques do rato. Isto de forma a manter o feedback tátil, ao mesmo tempo que torna a experiência muito mais silenciosa.

Além disso, o sensor também melhorou de forma muito significativa, com os DPIs a saltarem dos antigos 4000, para uns incríveis 8000. A melhoria na resolução apenas melhorou aquilo que a antiga versão já fazia de forma quase perfeita, ou seja, a parte do “Anywhere”. A nova versão pode ser utilizada em qualquer superfície, até vidro, sem qualquer dificuldade.

Software novo?

Como dissemos em cima, como não existia muito para melhorar no hardware, a Logitech focou-se no software de toda a gama de produtos MX, ou seja, no Options+.

Assim, temos a manutenção da funcionalidade Flow, que permite utilizar todo o ecossistema de produtos em mais que um aparelho ao mesmo tempo (Computador, Smartphone ou Tablet). Curiosamente, uma funcionalidade que tem agora mais suporte a diferentes Sistemas Operativos. Em tom de acréscimo/melhoria, temos mais controlo fino na iluminação, nos DPIs, e até nas atualizações de firmware.

Mas o que é realmente interessante no meio de tudo isto é a implementação da funcionalidade Smart Actions.

O que é isto? De forma muito resumida, é uma ferramenta capaz de construir Macros, pensada para simplificar ações comuns no seu dia de trabalho.

Por exemplo, sempre que abro o Google Chrome, a primeira coisa que faço é abrir o painel da Leak. Posso automatizar isso, se quiser. Ao mesmo tempo, com o clique de um único botão, posso abrir todos os programas que uso no meu dia-a-dia, com algum tempo de espera entre eles, para não arruinar o meu computador. Ações simples, eu sei, mas na realidade, o céu é o limite. Pode automatizar tarefas bastante complexas, desde que as queira configurar.

Conclusão

Poucas diferenças visíveis, mas um pacote muito mais completo e apelativo. Esta é a minha conclusão para a nova gama de teclados e ratos da Logitech.

Entretanto, se estiver interessado, esteja atento ao pacote Combo que a fabricante lançou, onde podemos encontrar um MX Keys S, com um descanso para os pulsos, bem como um MX Master 3.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

A Logitech é uma fabricante muito conhecida no mundo dos computadores, por ser capaz de fazer tudo, ou pelo menos quase tudo, especialmente no campo dos periféricos. Afinal, temos produtos para todas as gamas, para todos os gostos, e claro, para todas as carteiras....Review - Logitech MX Keys S e MX Anywhere 3s