Review Honor Magic V5: O único rival ao Fold da Samsung?

É cada vez mais inegável! Os smartphones dobráveis já deixaram de ser apenas uma curiosidade tecnológica. Afinal de contas, já andamos nisto há uma série de anos, e a líder de mercado (Samsung) já está na sua sétima geração de aparelhos dobráveis.

Ou seja, apesar de ainda não moverem o mesmo volume face aos modelos mais tradicionais, o que também se deve ao preço quase sempre exagerado, os smartphones dobráveis são uma aposta séria e, com o Magic V5, a fabricante chinesa HONOR, que apareceu no mercado mundial a partir das cinzas da HUAWEI, mostra que está cada vez mais perto de encontrar a fórmula perfeita.

No fundo, é um smartphone que só tem um problema. Vamos por partes para o descobrir?

Design e construção: fino a sério, mas ainda assim, robusto como poucos!

De forma muito resumida, é fino como nunca se viu, potente, bem construído e com software pensado para tirar partido do formato.

Mas será suficiente para justificar o preço premium? Esta é a pergunta que teima em (não) mover este mercado.

Dito tudo isto, o Magic V5 é um dos dobráveis mais finos de sempre!

4.1 mm quando aberto e 8.8 mm quando fechado. Números incríveis que levantam uma questão… Como é possível?

Na prática, aberto parece um pequeno tablet de 7.95” incrivelmente fino. À primeira vista, dá até a sensação que se vai partir nas nossas mãos. Porém, a sensação é premium, sólida, sem nunca comprometer a rigidez.

Mas há uma solução que também pode ser um problema. Ou seja, apesar de as medidas parecerem próximas das de um smartphone normal, o peso (217g) e o enorme módulo de câmaras fazem-no parecer mais volumoso. É quase como transportar uma carteira grossa.

Um mal necessário.

Isto é bom e mau, porque o volume é estranho, mas a grossura das câmaras existe porque a HONOR apostou forte na qualidade de imagem para o dia-a-dia. Este é muito provavelmente o melhor dobrável no mercado para fotos e vídeo.

Ainda assim, o acabamento é impressionante.

A versão em Dawn Gold, em análise aqui, apresenta um gradiente elegante bem como uma dobradiça robusta com certificação para 500 mil ciclos de abertura e fecho. O V5 também salta à frente em durabilidade, com certificações IP58 e IP59, superando rivais que ainda ficam pelo IPX8.

Ecrãs: brilho e fluidez sem compromissos!

Temos dois painéis OLED de alto nível. Um externo de 6.43” (2376×1060, 120 Hz, até 5000 nits) e o interno de 7.95” (2352×2172, também a 120 Hz). Ambos suportam stylus (vendida à parte) e apresentam um vinco praticamente invisível em uso normal.

A experiência multimédia é excelente, com cores vibrantes, grande visibilidade ao sol e conforto ocular em longas sessões.

Performance: Temos Snapdragon 8 Elite! 

Equipado com o Snapdragon 8 Elite, e acompanhado por 16 GB de RAM em Portugal (também existe uma versão com 12GB), o Magic V5 oferece desempenho fluído em todas as tarefas.

Sim, os benchmarks ficam ligeiramente abaixo de alguns concorrentes, mas isso é justificado pelo facto de… Ser um dobrável. A dissipação de calor não é fácil num aparelho como este. Ainda assim, a realidade é só uma… Não há arrastos! Multitasking, redes sociais, vídeos e até gaming pesado correm de forma rápida e estável.

Vale ainda a pena dar algum destaque ao MagicOS 9.0, a “skin” por cima do Android, que aproveita o formato como poucos. O multitasking é intuitivo, e a funcionalidade Magic Portal brilha aqui! Basta arrastar texto, imagens ou endereços entre apps abertas lado a lado.

Simples e útil, algo que realmente muda a forma de trabalhar no smartphone.

Câmaras: É como disse! Talvez o melhor dobrável para fotos.

A traseira traz três sensores! 50 MP principal com OIS, 64 MP telefoto periscópio (3x ótico, até 100x digital) e 50 MP ultrawide. A qualidade é boa, sobretudo com luz abundante, mas, atenção ao que disse em cima. É provavelmente o melhor dobrável no lado das fotos. Mas, ainda não rivaliza com os melhores flagships tradicionais.

As fotos são limpas e detalhadas em modo retrato, embora o bokeh pareça artificial em certas situações. O zoom digital de 100x impressiona, mas depende bastante da ajuda da IA, que processa as imagens online e demora uns segundos a entregar o resultado.

Zoom

À noite, o desempenho é interessante, a resultar em imagens com pouco ruído, bom controlo de luz, mas com alguma suavização excessiva.

Bateria: um dia de uso confortável! Sem tretas.

A bateria de 5820 mAh garante um dia inteiro de utilização intensa. Aliás, é aqui que fico mais impressionado. Temos uma super bateria num smartphone extremamente fino! São mais 820mAh face ao S25 Ultra, o topo de gama Android mais popular do planeta.

Além disso, temos carregamento rápido de 66W, que o leva dos 0 aos 100% em cerca de 50 minutos, e o carregamento sem fios de 50W acaba pr também dar bastante flexibilidade. Mais uma vez, é aqui que a HONOR mostra que sabe fazer dobráveis. 

É menos eficiente que um flagship convencional, como seria de esperar num dobrável, mas a autonomia não desilude.

Conclusão: vale a pena?

Como disse no início do artigo, adorei o Honor Magic V5. Na minha opinião, apenas existe um problema neste smartphone. Que é o facto de a Samsung ter finalmente acordado, como podemos ver pelo recentemente lançado Fold 7. 

Sim, o Honor Magic V5 é incrível, e é de facto superior ao V3 do ano passado. Porém, se o V3 impressionou de forma incrível porque a Samsung andava a dormir. O V5 acaba por não impressionar tanto, porque a principal rival decidiu finalmente acordar.

Mas… Isto é normal! Aliás, o Honor Magic V5 mostra que os dobráveis estão cada vez mais maduros. É fino, elegante, potente e tem um software realmente adaptado ao formato. Não há muito mais a fazer. Contudo, continua a ser um smartphone caro, talvez demasiado caro para a realidade Portuguesa.

  • Disponibilidade e Lançamento: A pré-venda do HONOR Magic V5 em Portugal decorre de 28 de agosto a 12 de setembro, com um PVP recomendado de 1.999€. A oferta inclui um carregador de 66W, um HONOR Watch 5 na cor preta e uns HONOR Earbuds Open na cor preta.

Em suma, se podes justificar o preço e queres experimentar o futuro da mobilidade, este é um dos melhores pontos de entrada.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

É incrível, mas peca pelo seu preço (muito) alto.Review Honor Magic V5: O único rival ao Fold da Samsung?