Review: Devolo dLAN 550 WiFi Starter Kit


Por em

Se o acesso à Internet é absolutamente indispensável em sua casa, mas o WiFi não consegue levar o sinal a todas as divisões com a qualidade e velocidade de que necessita, os sistemas Powerline são a resposta ao seu problema. São fáceis de instalar, funcionam sobre a rede elétrica e levam a Internet aonde quiser, sempre com a máxima velocidade.

550-wifi-house-x2

Os produtos da Devolo são bem conhecidos do universo de leitores da Leak e destacam-se por serem soluções de qualidade e que fazem da fiabilidade e do desempenho as palavras de ordem. Esta semana a Leak testou o Devolo dLAN 550 WiFi Starter Kit e nas próximas linhas contamos-lhe tudo.

Kit pronto a usar

O Devolo dLAN 550 WiFi Starter Kit, como o próprio nome indica, é um kit que vem com tudo o que é necessário para aproveitar de imediato o melhor da tecnologia powerline a uma velocidade de 500Mbps.

dlan-550-wifi-productpicture-xl-3828

Inclui dois adaptadores, sendo que o primeiro não inutiliza a tomada elétrica uma vez que possui uma tomada adicional e integra duas portas Ethernet. Já o segundo, com dimensões mais reduzidas, possui uma porta Ethernet e integra tecnologia WiFi 2.4GHz. Deste modo, numa divisão da casa que se encontre mais longe do router principal, obtém não só uma porta LAN para ligar um equipamento, como uma box de televisão ou uma consola e ainda um ponto de acesso WiFi compatível com os standards 802.11 b/g/n para garantir velocidades até aos 300Mbps.

O design de ambos os equipamentos é muito simples. O primeiro possui um único LED para indicar que se encontra sincronizado e o segundo, mais pequeno, possui dois botões com luzes LED que para além de mostrarem a sincronização, permitem ativar ou desativar a rede WiFi.

dlan-550-wifi-productpicture-xl-3835

A instalação

Como acontece habitualmente com os adaptadores Powerline, o processo de instalação e configuração é simples e rápido. Os produtos da Devolo, são aliás muito conhecidos pela sua utilização intuitiva. O utilizador necessita apenas de ligar o adaptador principal a uma tomada perto do router e usar cabo Ethernet fornecido e colocar o segundo adaptador com WiFi onde desejar. Posteriormente é apenas necessário pressionar o botão de emparelhamento no primeiro e fazer o mesmo no segundo. As luzes dos aparelhos vão começar a piscar e dentro de segundos ficam estáticas, o que significa que a rede está instalada e a funcionar.

dlan-550-wifi-wifi-xl-3815

Importa salientar que todos estes powerline são compatíveis com a HomePlug Alliance. Em termos práticos, isto significa que a qualquer altura poderá adicionar novos powerlines à sua rede, incluindo de outras marcas. Porém, tenha sempre em atenção que não deverá instalar powerlines demasiado lentos na sua rede, uma vez que poderá limitar em larga escala o desempenho.

A regra é esta: – a velocidade com que os sistemas powerline comunicam, baseia-se sempre na velocidade que o equipamento mais limitado disponibiliza. Em termos práticos se tiver quatro equipamentos de 500Mbps e instalar um de 100 Mbps, todos eles passarão a comunicar a 100.

Software

Para começar a utilizar este sistema powerline não necessita de instalar qualquer tipo de software. Porém, se gosta de manter o controlo sobre a sua rede deve considerar a instalação do Devolo Cockpit. Este software muito intuitivo permite a atualização de firmware dos powerline, mudar o nome aos daptadores e mostra a velocidade de comunicação.

dlan-550-wifi-wifi-xl-3807

Esta app está disponível para diversas plataformas: – no caso do computador existem versões para Windows e Mac e no caso dos dispositivos móveis para Android e iOS.

devolo-cockpit_portugal-2014-xl-1

A utilização

Existem diversos fatores que podem influenciar um teste ao nível dos powerline, nomeadamente a qualidade da rede elétrica e o tipo de equipamentos que estão ligados à rede. Os micro-ondas têm a reputação de interferirem e causarem muito ruído na rede elétrica. Por esse motivo, não sujeitámos a nossa análise a valores rígidos de controlo, mas baseámo-nos na utilização propriamente dita.

O que podemos afirmar com toda a certeza é que após mais de um mês de utilização, obtivemos sempre uma excelente velocidade em todos os pontos, mesmo em zonas mais distantes e até entre pisos diferentes. Utilizámos recorrentemente um dos pontos para a ligação de uma box de TV e até para o streaming de conteúdos 4K e conseguimos fazê-lo sem qualquer problema.

exConclusão

Mais uma vez ficámos extremamente satisfeitos com os adaptadores Powerline que a Devolo nos enviou para teste. São a aposta certa para quem pretende ter em sua casa uma rede fiável e de alta-velocidade, por cabo ou por WiFi. Prontos a funcionar, mal se retiram da caixa, não demora nem um minuto a tê-los a funcionar. Se ainda se debate com questões de Internet lenta em algumas divisões da casa, ou quebras de sinal, esta é a solução para si. Por todos estes motivos, este kit da Devolo leva a pontuação máxima e recebe a nossa distinção Excelente! O preço é de apenas 119 Euros.

Mais informações podem ser encontradas em http://www.devolo.com/pt/Produtos/dLAN-550-WiFi

Leia também

Ou veja mais notícias de Reviews

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

UMI Max 4G Phablet: Caraterísticas de topo por menos de 130 Euros

Netflix Apresenta Trailer de Easy, a nova Série de Comédia

Seguinte