(Review) Corsair Vengeance RGB Pro SL (4 x 8Gb 3200MHz)

(Review) Corsair Vengeance RGB Pro SL: A Corsair é uma das fabricantes mais antigas e mais reputadas da indústria dos PCs, especialmente quando falamos de memória RAM! Se quiser provas disso mesmo, basta olhar para o catalogo da marca, que vai desde os modelos básicos, até aos modelos mais apetrechados para os entusiastas.

Pois bem, dito tudo isto, hoje apresentamos a nossa análise acerca das recentemente lançadas Corsair Vengeance RGB Pro SL, um modelo renovado das bem sucedidas Vengeance RGB Pro, que agora vem com um dissipador de calor um pouco mais baixo, ao mesmo tempo que promete as mesmas características, e claro, o mesmo desempenho.



(Review) Corsair Vengeance RGB Pro SL (32GB – 4 x 8Gb 3200MHz) 

Corsair Vengeance RGB Pro

Especificações Técnicas do Sistema de Teste:

  • Ryzen 7 5800X
  • Gigabyte X570 Aorus Master
  • KFA RTX 2070 Super

Corsair Vengeance RGB Pro

Portanto, antes de mais nada, já deve ter percebido que temos RGB no nome do produto, e como é óbvio, a Corsair é conhecida por ser a rainha do RGB no mercado atual. Pois bem, o maior problema em introduzir uma boa iluminação RGB na RAM é que, regra geral, as fabricantes são forçadas a usar dissipadores maiores, o que por sua vez traz problemas de compatibilidade com vários coolers.

Por isso é que a Corsair optou pelo lançamento deste produto nesta altura do campeonato! Afinal de contas, a RAM DDR4 já está no mercado há 7 anos, e como tal, a fabricante decidiu aproveitar todo o seu “know-how” para criar módulos mais pequenos, com a mesma qualidade de iluminação, e claro, o mesmo desempenho.

Dito tudo isto, se pensa que o tamanho reduzido irá retirar alguma coisa ao seu “espetáculo de luz”, está muito enganado.

Corsair Vengeance RGB Pro

Corsair Vengeance RGB Pro

Software e personalização

Como é óbvio, visto que estamos a falar de um produto recente da Corsair, estes módulos de memória RAM estão completamente integrados com o software iCUE da marca. Um software que já elogiei várias vezes na Leak.pt, por ser muito resumidamente, o mais detalhado, ter a melhor interface, e ao mesmo tempo, ser também o menos pesado do mercado.

Pois bem, se não quiser mexer no iCUE, pode sempre tratar da iluminação da RAM a partir do software da fabricante da Motherboard, neste caso, Gigabyte.

Corsair Vengeance RGB Pro

Como pode ver em cima, depois de configurado o layout (no nosso caso, as 4 memórias no lado direito). Podemos configurar vários efeitos para os 10 LEDs configuráveis de forma individual.

Curiosamente, além de tudo isto, temos ainda a possibilidade ter acesso às especificações da própria RAM, e até dos dados de temperatura com acesso a gráficos detalhados.

Entretanto, para a configuração inicial, apenas escolhemos o perfil XMP, e a BIOS rapidamente meteu a RAM nos 3200MHz. (Tem sempre de fazer isto, em qualquer kit de RAM, caso contrário, a RAM irá inicializar a 2133MHz).

Desempenho

Esquecendo a performance RGB da RAM, temos de começar a olhar para a performance no que realmente interessa, nas aplicações e jogos.

Corsair Vengeance RGB Pro

AIDA 64

Corsair Vengeance RGB Pro

Com OC até aos 3600MHz (Sem mexer em mais nada, não foi preciso mexer nos timings ou voltagem)

Corsair Vengeance RGB Pro

São resultados esperados para um kit de 3200MHz CL16, mas fiquei impressionado com a capacidade de chegar aos 3600MHz sem grandes dificuldades.

SuperPi

Corsair Vengeance RGB Pro

Winrar

Corsair Vengeance RGB Pro

Overclock

Apesar da performance muito satisfatória, tivemos alguns problemas no OC quando tentámos ultrapassar os 3600MHz. No caso de um sistema Ryzen, 3600MHz continua a ser o ‘sweet spot’, por isso, não há grande problema. Mas fica a sensação que os kits Dominator que passaram por aqui antes deste tinham um pouco mais de sumo para dar.

Conclusão

A performance está ao nível daquilo que a Corsair já nos habituou, ficando num patamar muito parecido ou até superior a outros kits de RAM do mesmo preço (mas maiores). Sim, tivemos alguma dificuldade em ultrapassar os 3600MHz… Mas mesmo isso, são 400MHz acima do que a marca promete, sem mexer nos timings ou voltagens do kit. E isso é inegavelmente uma Win no meu livro.

Assim, posso dizer que a Corsair tem aqui mais um produto de sucesso! Conseguindo pegar em toda a performance que a família Vengeance Pro tem para oferecer, metendo tudo num pacote um pouco mais baixo e mais versátil.

Resumindo e concluindo, é um kit de memória RAM altamente recomendado para qualquer utilizador que procure o desempenho e qualidade Corsair. E claro, deseja adicionar um toque de cor ao seu PC.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Corsair Vengeance RGB Pro

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub