BQ Aquaris X5 Plus: Um clássico que continua muito moderno


Por em

A BQ é uma marca espanhola que se dedica à venda e produção de vários equipamentos eletrónicos, desde telemóveis a tablets passando por e-readers. No entanto, a marca é mais conhecida por lançar grandes telemóveis a preços bem apetecíveis, como o BQ Aquaris X5 Plus

BQ Aquaris X5 Plus com o mais recente sistema operativo Android

O BQ Aquaris X5 Plus não é um dos telemóveis mais recentes, mas ao contrário de alguns modelos que chegaram este ano ao mercado, já tem o Android 7.1.1. Em paralelo, tem características muito apetecíveis que eventualmente continuam a colocar este equipamento na lista de dispositivos a comprar. Na prática destaca-se out of the box pelas suas specs que são muito interessantes para um smartphone cujo preço ronda os 300 euros.

BQ Aquaris X5 Plus

Design

O design deste smartphone não é muito inovador, tendo um aspeto semelhante aos mais recentes modelos da Huawei e da Apple. Possui linhas simplistas que não prometem revolucionar a imagem dos smartphones atuais mas que mesmo assim lhe dão um charme bem caraterístico.

A construção do BQ Aquaris X5 Plus é bastante sólida, desde os painéis metálicos que ocupam as laterais ao plástico que é confortável ao toque da parte traseira. O vidro frontal, apesar de não ser Gorilla Glass, aparenta ser resistente.

O ecrã é um IPS de 5 polegadas com uma resolução de 1920×1080. Permite uma imagem nítida, com cores vivas e com um contraste caraterístico deste tipo de ecrã.

No painel lateral direito, o BQ apresenta apenas os botões de volume e o botão que bloqueia o equipamento. Do lado oposto, encontra-se a ranhura em que se insere o cartão SIM e o cartão de memória, apresentando este último uma memória expansível até 256 GB.

Câmara fotográfica

A feature que mais se destaca neste smartphone é a câmera traseira. O dispositivo vem equipado com um sensor Sony de 16 megapixeis com seis lentes Largan que permitem tirar fotografias com grande detalhe, tanto a objetos que se encontram próximos como a amplas paisagens. Permite também filmar a uma resolução de 4k e a trinta frames por segundo. Existe a opção de fazer vídeos em câmera lenta, o que para um telemóvel de gama média é impressionante.

A câmara frontal é uma Sony de 8 megapixeis que enche as medidas aos amantes das selfies. Filma a uma ótima resolução de 1920×1080 a sessenta frames por segundo.

Com uma câmera tão boa como a deste equipamento terá mesmo que expandir a memória para poder guardar todas as fotografia.

Som

No painel inferior, para além da entrada mini USB, encontra-se a única coluna que o telemóvel possui. Esta apresenta boa qualidade, tanto para realizar chamadas como para ouvir conteúdos multimédia. Um aspeto que consideramos que poderia ser melhorado seria a intensidade sonora uma vez que estando no volume máximo, não é muito alta.

Desempenho e especificações

O BQ Aquaris X5 Plus “debaixo do capô”, contém como CPU um Qualcomm Snapdragon 652 Octa Core até 1,8 GHz e de GPU tem um Qualcomm Adreno 510 até 600 MHz. Estes dois componentes combinados permitem jogar os jogos mais exigentes da playstore, dois quais testamos o Asphalt 8, o Modern Combat 5 e o Injustice 2.

Para testarmos o performance gráfico do equipamento ainda corremos o AnTuTu Benchmark e obtivemos um score de 72548. É um score bastante bom visto que este telemóvel apenas tem 2GB de RAM. Ficou na posição número cinquenta e um quando comparámos este equipamento com outros telemóveis do mercado.

Software

Em termos de software, o BQ tem a versão mais recente do Android 7.1.1 Nougat disponibilizando uma interface limpa e cuidada com todas as funcionalidades e Perks que um Android pode oferecer.

Tem disponível o seu famoso sistema de GPS Galileo que permite uma localização mais exata que os outros GPS’s que se encontram no mercado.

Autonomia

Este dispositivo dispõe de uma bateria de 3200 mAh que dá perfeitamente para um dia de utilização intensiva de visionamento de conteúdos do Youtube, do uso do Whatsapp e de jogos.

Veredicto

O BQ Aquaris X5 Plus é a prova de que com um design muito simples é possível criar-se um telemóvel que pode não causar muito impacto pela sua apresentação modesta, mas de seguida deixamo-nos seduzir pelas suas potencialidades assim que começamos a conhecê-lo melhor. Gostámos muito e continua a ser uma excelente opção, especialmente agora que já conta com a mais recente versão do sistema operativo Android.

Leia também

Ou veja mais notícias de Reviews

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

1 comentário em “BQ Aquaris X5 Plus: Um clássico que continua muito moderno”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.