Quando olhamos para o céu numa noite clara, normalmente é muito fácil identificarmos a Lua. No entanto às vezes esquecemo-nos que às vezes é possível ver outros planetas também a olho nu. A noite passada foi um ótimo exemplo disso e temos a certeza que muitos dos nossos leitores comentaram o aspeto original com que estava a Lua. A culpa foi do planeta Vénus que estava perfeitamente posicionado para uma visão sem telescópio.
Uma vez que os planetas do Sistema Solar não orbitam o Sol de forma sincronizada uns com os outros, nem sempre temos estas visões. Mesmo nas raras ocasiões em que podemos ver outro planeta como Vénus sem nenhum equipamento extra, normalmente elas duram pouco.
Dadas as condições especiais que podiam ser observadas ontem no céu, muitos utilizadores, um pouco por todo o mundo, apressaram-se a tirar fotos e aqui estão alguns exemplos:
Here’s a couple more Venus and Moon photos from the roof to commemorate tonight’s lovely #nightsky display. #wawx pic.twitter.com/1XiTuT81sz
— NWS Seattle (@NWSSeattle) 16 de julho de 2018
Indeed. Looks like venus was noticed by more than just the moon. pic.twitter.com/TZeJLp8Jee
— Gregory Olson (@fordoers) 16 de julho de 2018
Not sure if the pic came out good but goddamn the sky looks beautiful tonight. pic.twitter.com/bG9r1iJLDh
— Lirik (@LIRIK) 16 de julho de 2018
Naturalmente, Vénus não é o único planeta que regularmente aparece no céu. Dentro de alguns dias vai ser possível observar Marte a partir da Terra e embora não seja tão visível quanto Vénus, vai ser possível vê-lo sem telescópio. Mais especificamente, 27 de julho será o grande dia.
Centrando-nos em Marte, os cientistas estimam que não voltaremos a ter uma melhor visão do Planeta Vermelho até 2035.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!