Renault Espace e Symbioz apostam tudo na eficiência híbrida!

Há alguns dias atrás, noticiámos que a Renault tinha uma nova motorização híbrida capaz de oferecer mais potência, ao mesmo tempo que oferecia uma maior eficiência energética (gasta menos combustível), e lançava menos gases para a atmosfera.

Na altura, esse artigo foi mais focado no facto de a fiscalidade Portuguesa “castigar” essa motorização com mais impostos, devido ao facto de ser um motor maior face ao que já dá vida a alguns modelos da gigante Francesa.

Pois bem, agora está na altura de falar um pouco dos automóveis que vão aparecer no mercado com este, e outros motores. Afinal de contas, a Renault continua a reforçar a sua aposta no híbrido e os novos Espace e Symbioz são prova disso mesmo.

Renault Espace e Symbioz apostam tudo na eficiência híbrida!

Portanto, ambos os modelos passam a contar com a nova geração de motores full hybrid E-Tech, desenvolvidos pela Horse, a divisão de motores que junta a Renault, a Geely e a Aramco.

Esta tecnologia, que já tinha sido lançada em 2020, está agora presente numa fatia cada vez maior da gama Renault. Afinal, só no primeiro trimestre de 2025, representou 44,2% das vendas da marca. Aliás, o marco de um milhão de unidades vendidas com este sistema está mesmo ao virar da esquina.

O que traz o novo Symbioz?

No caso do Renault Symbioz, falamos de um novo motor 1.8 full hybrid E-Tech com 160 cavalos.

(ensaio) renault symbioz: que carro é este?

Um sistema que junta um bloco a gasolina de 80 kW (109 cv) a dois motores elétricos (36 kW e 15 kW), com uma bateria de 1,4 kWh e uma nova caixa de velocidades multimodo sem embraiagem, vinda diretamente da experiência da marca na Fórmula 1.

O consumo anunciado é de apenas 4,3 l/100 km e as emissões ficam nos 98 g/km (WLTP). A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se agora em 9,1 segundos e a autonomia pode ir até aos 1.000 km.

A capacidade de reboque também foi melhorada, passando para 1.000 kg.

O Espace também evoluiu!

Já o Renault Espace mantém o sistema híbrido E-Tech de 200 cavalos, mas com uma série de melhorias. O motor térmico continua a ser o 1.2 turbo de 3 cilindros com 130 cv, apoiado por dois motores elétricos.

  • Nota: um principal com 70 cv e 205 Nm de binário e outro auxiliar com 25 cv.

A principal novidade está na atualização da gestão da caixa, que melhora a resposta nas acelerações e torna o conjunto mais eficiente. O consumo fica nos 4,8 l/100 km e as emissões nos 108 g/km, com uma autonomia que pode chegar aos 1.100 km. E ainda há espaço para 943 litros de bagageira.

Híbrido ainda vale muito a pena!

Estas evoluções mostram bem a estratégia da Renault: continuar a melhorar a eficiência sem abandonar a combustão. O full hybrid continua a ser a solução ideal para quem quer poupar sem abdicar da conveniência de abastecer rapidamente. Curiosamente, parece que o mercado está a dar razão à marca.

Preços

Para terminar, já temos os preços para o mercado Português.

Novo Espace

  • Full hybrid 200
    • Techno – 43.580€
    • Esprit Alpine – 46.380€
    • Iconic – 48.380€

Symbioz:

  • Mild hybrid 140
    • Evolution – 29.300€
    • Techno – 31.300€
  • Full hybrid 160
  • Esprit Alpine – 37.800€

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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