O Renault Clio é um carro icónico das estradas Portuguesas, ao ser capaz de conquistar o tradicional condutor deste pequeno país com a muita atenção à sempre importante qualidade-preço, isto ao mesmo tempo que é capaz de oferecer muito dinamismo em estrada, algum conforto, e até opção de escolha, visto que temos muitas versões para os mais variados gostos (e carteiras).
Aliás, ao longo da história deste modelo que chegou pela primeira vez a Portugal no distante ano de 1990, até já tivemos alguns Clio focados na performance pura e dura, como foram as interessantíssimas versões RS.
Pois bem, na altura em que a Renault Portugal já ultrapassou a marca dos 500 mil Clios vendidos por cá, talvez seja boa ideia olhar para o passado, para o presente, e também um pouco para o futuro deste pequeno mas tão importante automóvel.
- GPL está a crescer. Sabe porquê? Porque é barato e está mais evoluído!
- Impostos nos carros novos são um exagero sem sentido!
Renault Clio: Um caso de sucesso que já vai na quinta geração!
Portanto, a história do Renault Clio começou em Portugal no distante ano de 1990, e até à data, já se venderam cerca de 502 mil unidades do mesmo. Em suma, um caso de sucesso incrível que fica para a história automobilística Portuguesa. De forma mais concreta, já tivemos 5 gerações, com a seguinte divisão:
- Clio I: 1990 – 1998 -> 172 mil unidades vendidas
- Clio II: 1998 – 2005 -> 168 mil unidades vendidas
- Clio III: 2005 – 2012 -> 65 mil unidades vendidas (esta queda acenturada deve-se ao impacto da crise em Portugal. Efeitos que ainda hoje se sentem no mercado)
- Clio IV: 2012 – 2019 -> 80 mil unidades vendidas
- Clio V: 2019 – ? -> 23 mil unidades vendidas
Como deve imaginar, neste evento tivemos a oportunidade de testar a fundo o novo Clio V, em várias versões, várias motorizações, e em vários tipos de circuito. (Como pode ver em baixo! Onde até andámos numa versão bastante modificada do Clio pensada para Rally)
Também tivemos a oportunidade de testar as versões mais antigas, de forma a perceber que evolução existiu ao longo dos anos.
Conclusão de tudo isto?
Bem, o novo Clio V, mais concretamente na sua versão híbrida, é um automóvel extremamente confortável, fiável, bem construído, e com tecnologia até à ponta dos seus cabelos eletrificados.
Curiosamente, é também um automóvel que chega com um preço mais baixo relativamente ao passado recente, claro, com muitas mais tecnologias de ajuda à condução. É um automóvel que tem tudo para impressionar o condutor Português, desde o mais jovem obcecado por tecnologias, até ao mais velho que apenas quer um automóvel que ligue em qualquer situação, e não o deixe a pé.
Tudo é simples, tudo é prático, e claro, tudo funciona.
Antes de começar a avaliar tudo isto, é preciso salientar que vamos ter um Clio V para um teste mais aprofundado num futuro próximo. Porém, pode desde já ficar com algumas fotos dos nossos testes.
Entretanto, quanto aos preços e versões de equipamento, a Renault tem 3 versões, com o preço mais baixo a começar nos 19.400€ para a versão a Gasolina com 90cv (TCe 90).
- Evolution: Começa nos 19.400€
- easylink 7″ e replicação de smartphone wifi
- replicação de smartphone wifi
- sistema de ajuda ao estacionamento traseiro
- ecrã do painel de instrumentos de 7”
- techno: Começa nos 21.400€
- jante em aço 16” com embelezador Amicitia
- ar condicionado automático
- carregador de smartphone por indução
- câmara de marcha-atrás
- Esprit Alpine: Começa nos 23.700€
- jantes em liga-leve 17″ La Flèche com centro de roda em azul Alpine
- easylink 9,3″ com navegação e replicação de smartphone wifi
- ecrã do painel de instrumentos de 10”
- decorações interiores específicas Alpine
Interessado? Pode saber mais aqui.
Antes de mais nada, o que pensa sobre o Renault Clio ao longo dos anos. Afinal… A marca está a fazer uma boa aposta no mercado Português? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.